27 de jan. de 2010

Custo de vida em Buenos Aires parte II

DSC01645

 

Os preços são indicativos e se modificam de acordo com as localidades (Estão em pesos argentinos). A cidade de Buenos Aires, registra custos um pouco mais elevados que o interior do país. (1 dolar = 3,80 pesos - aproximadamente)


Transporte
Buenos Aires é uma cidade de uns 3.000.000 de habitantes, com diferentes meios de transportes que se dirigem a todos seus bairros, a seus redores (Gran Buenos Aires) como assim também a qualquer parte do país. A seguir mostraremos um resumo do transporte disponível na cidade e no resto do país.


- Metrô (Buenos Aires)
O metrô é o meio de transporte mais veloz para se trasladar dentro da Capital Federal. Atualmente a rede percorre 46 km, com 80 estações e transporta anualmente mais de 250 milhões de passageiros. O custo é fixo e se abona nos guichês de qualquer estação, onde se entrega um cartão por cada viagem a ser realizada. O valor da passagem é de $ 1,10 e o serviço funciona de segunda-feira a sábado das 6:00 às 23:00 h e aos domingos das 8:00 às 22:00 h.
Os subtepass (cartões magnéticos para uma ou várias viagens) e subtecards (semelhantes aos anteriores mas com a diferença que podem recarregar-se com cartão de débito automático ou cartão de crédito) podem ser adquiridos nas estações do metrô. Informes ao 0800-555-1616. Cada passagem serve para se locomover para qualquer ponto da cidade, inclusive para realizar viagens longas realizando baldeação entre várias linhas.


- Táxi (todo o país)
A tarifa se compõe de um preço inicial e de um adicional por distância percorrida. O custo da bandeirada é bastante homogêneo em todo o território nacional e está situado nos $3,80 enquanto que o custo adicional varia segundo a localidade entre $0,20 e $0,30 (cada 150/200 metros). Se quiser fazer alguma consulta ligue para 0800-999-2727. também existem companhias de rádio-táxi (táxi especial) que se solicitam por via telefônica e o carro apanha o passageiro no ponto onde ele estiver, é uma alternativa mais segura em determinadas horas e lugares.


- Ônibus (todo o país)
O ônibus (também chamado micro ou colectivo), é um dos meios mais utilizados para se trasladar em todo o país. A tarifa urbana depende das estações percorridas e se abona em máquinas automáticas localizadas dentro do ônibus. A básica atual é de $1,10 sendo a forma de pagamento com moedas ou notas eletrônicas. Existe em algumas linhas um serviço denominado diferencial que conta com unidades com ar condicionado e os passageiros vão todos sentados, sendo suas tarifas mais caras. É aconselhável adquirir o Guia de Transporte que lhe permitirá localizar rapidamente os pontos.


- Trens (Gran Buenos Aires)
São uma ótima opção para chegar aos municípios mais próximos à Capital como Olivos, Martinez, San Isidro, Quilmes, etc. Passagem: $0.70 - $1 dependendo da linha.
Outros:
Remis- carro tipo táxi - (aeroporto de Ezeiza até o Obelisco): $50- -$100
Mini-ônibus (aeroporto de Ezeiza até o Obelisco): $38
Aluguel diário de um automóvel: $90- - $200
Litro de gasolina especial: $ 3 - $3,20


- Alimentação
A seguinte lista de preços foi elaborada para que sirva de guia aos alunos estrangeiros que estudem na Cidade de Buenos Aires. Para o resto do país vale a consideração geral já enunciada de variações com tendência a um menor custo para bens e serviços. Estes custos são estimativos, e podem variar de acordo com os gostos pessoais e o modo de vida que leve o estudante.


Lista estimada de preços:
Pizza: $20 - $35
Massas: $10 - $16
Churrasco a partir de: $15
Empanadas: $2 a $3 cada uma
Sorvetes: Desde $5
Rodízio livre: $12
Fast food: $12
Café da Manhã em lanchonete: $7 - $10
Jantar por pessoa: desde $25- $45
Prato Executivo (ao meio-dia, de segunda a sexta-feira): $20 - $30.
Recreação, Cultura e divertimento
Buenos Aires, assim como outras importantes cidades argentinas: Córdoba, Rosario, Tucumán, Mendoza, Salta, por fazer referencia a algumas, têm uma importante vida cultural. Museus, cinemas, teatros e shows oferecem uma variedade ilimitada de possibilidades para se entretener. Drama, comedias, musicais, teatro de revista, visitas guiadas e tango. Um leque de propostas para todas as idades durante todo o ano. Tanto o cinema quanto o teatro, são duas atividades muito importante para os argentinos.

Também são muito freqüentes os recitais de artistas nacionais e estrangeiros de grande prestígio, em estádios de futebol ou instalações privadas.
Argentina é um país que se caracteriza pela variedade de expressões artísticas. O entusiasta admirador ou colecionador de arte, encontrará prestigiosas galerias e museus de arte onde poderá acessar a obras de artistas argentinos e estrangeiros.
As férias de artesanato são uma das propostas mais pitorescas de nosso país: aos sábados, domingos e feriados, os artesãos montam seus postos em parques e praças.

Saídas:
Cinema: $12 - $14 (Promocion)
Concertos e recitais locais: $15 - $45
Danceteria: $20 - $35
Ingressos para o Teatro Colón: $12 - $140
Ingresso para um jogo de futebol Boca-River: $15 - $30
Ingresso a um museu: grátis ou abono de: $1 - $10


Outros custos:
Jornal (diário): $1,80 - $3,70
Academia de ginástica: a partir $65

 

Enjoy³

25 de jan. de 2010

Tenho uma entrevista de emprego, e agora?






Seu currículo tem atraído o interesse de uma empresa. Você esta impaciente e nervoso porque não sabe o que esperar. Apresento o que são os testes mais comuns nos processos de seleção, mas antes um conselho se aplica a todos eles: calma, mostrar-se como você é e, acima de tudo, honestidade. 

● Cara a caraA entrevista é o básico e a mais importante peça em um processo de seleção. Entrevista por telefone, entrevista em outro idioma, entrevista pessoal ... são algumas das versões do teste. Em todos, é importante que você se expresse claramente, parando e sem interromper o seu entrevistador, demonstrar interesse e cordialidade. É também essencial no caso de uma entrevista pessoal, a aparência física que você se apresenta e não se atrase. E sempre diga a verdade, não seja indiscreto, controle os tiques, seja preciso nas respostas, tente ficar relaxado, ser informado com antecedência sobre a empresa e seus negócios, e assim por diante. 

Linha aqui, linha aliTestes psicológicos medem várias habilidades dos candidatos: habilidade verbal, habilidade numérica, capacidade de abstração e raciocínio lógico. Elas podem ser em grupo ou individualmente e, geralmente, são corrigidos pelo computador. Os resultados dão origem à elaboração de um relatório sobre os aspectos mais relevantes da personalidade de cada candidato. No caso de um processo de seleção inclui testes psico-sociais, é o primeiro teste que costuma fazer. Você se preparar antecipadamente com testes que você encontra em vários manuais e páginas de internet. 

Desenhos. Tudo nestes testes parece esconder uma armadilha. Não fique louco com um teste de personalidade, mas sim responda normalmente. No final do dia, como dizem os especialistas, quando falamos de personalidades não há respostas certas ou erradas, tudo depende do que se procura. Estes testes meden os traços de personalidade como um sentido de responsabilidade, auto-estima, motivação ou capacidade de se relacionar com os outros. Geralmente é melhor responde-las com absoluta sinceridade, sempre pensando positivo e não respostas muito extremistas. 

Sua caligrafia. A escrita é uma técnica de avaliação baseada no estudo da letra do candidato. Analisar a personalidade de uma pessoa através de 78 parâmetros diferentes. Três áreas de estudo: atitudes intelectuais, as atitudes para o trabalho e personalidade. Graças a estas variáveis pode se detectar se o sujeito está mentindo ou sendo sincero, ou se seu caráter é estável ou irritado. Não é possível que alguém, sabendo que sua letra será analisada, melhora a caligrafia? Claro, mas os especialistas contam com isso. Em toda escrita a primeira parte é sempre muito mais cuidada, mas com o desenrolar da escrita,acaba tornando-se em um ato inconsciente. A segunda parte dos textos e, claro, é aquela que fornece mais informações para a empresa. 

Como uma equipe. Durante o desenvolvimento de uma dinâmica de grupo, o condidato participa de uma ou várias sessoes de jogos e exercícios de forma coletiva, destinado a promover uma mudança de atitude ou assimilar uma série de conhecimentos. Cada vez mais as empresas utilizam técnicas de grupo para fortalecer os laços de companheirismo, introduzir novos conceitos e valores, reforçar as competências e reduzir a tensão entre seus empregados. O que é importante nesses testes é demonstrar que é um membro útil dentro de uma equipe, uma pessoa que traz coisas positivas para o grupo. Neste momento atuar de forma natural sem perder a compostura. 

E muito mais. A partir de testes técnicos e práticos pode-se avaliar o conhecimento de programas de computador ou o nível da escrita, o candidato para enfrentar um jogo(esses de video game mesmo) ... Todos os tipos de testes são possíveis. Cada empresa tem suas próprias necessidades e quer ter a certeza de escolher o candidato mais adequado. Diante disso, a melhor opção é ... estar preparado o melhor possível!


Idioma. Nunca coloque que você é fluente em uma lingua que você não é. Fique calmo e relaxe. Possivelmente o entrevistador, fala a sua lingua e vai entender se você não domina a lingua local. Afinal, dependendo para qual a vaga, o que importa é o seu idioma.



Enjoy³

24 de jan. de 2010

Dúvidas & Respostas

duvida2
Anônimo pergunta.
“Oi , Junior. Da mesma forma q você ingressou na Uba, tbm desejo, o que realmente me preocupa é toda burocracia, como, o que fazer para tirar um visto de estudante?”

Resposta:
Caro amigo ou amiga, na verdade não é necessário visto de estudante. Você entra no país como turista (90 dias) e inicia o processo de residência. Não há necessidade de tirar nenhum visto, devido ao tratato que o Brasil, possui com a Argentina. Apenas tenha o seu RG ou o passaporte em dia.
Saiba que:
- Não há necessidade de saber falar espanhol fluentemente.
- Você pode se inscrever para o CBC em duas épocas, em fevereiro e em Dezembro.
- Não existe um vestibular, é só você se inscrever que já esta no CBC
- Sempre, sempre leia os outros posts antes de perguntar algo.

Enjoy³

22 de jan. de 2010

Como chegar a DNM




Muita gente me pergunta como fazer para chegar a DNM ( Dirección Nacional de Migraciones), lugar onde você deverá fazer a sua Residência e seu Certificado de Antecedentes Criminais Argentino.
Resolvi fazer um mapa e como você pode ver, é muito mais fácil do que você imagina chegar lá.
Existem dois pontos no mapa, o de saída (amarelo) e o de chegada (vermelho). Eu acredito que é praticamente impossível se perder com esse mapa. Se por algum motivo, isso acontecer, chame a policia, bombeiros, NASA, FATIMA, Associação de borboletas mortas do Afeganistão, etc...
Clique na foto para ampliar o mapa.

Saiba que:
Círculo amarelo: Estacado de retiro.
Círculo Vermelho: DNM
Linha Azul: É o percorrido que você deve fazer ate a DNM. O tempo do percurso varia entre 10 a 15min.
Circulo Verde: Semáforo. Atravesse a rua com cuidado e não se esqueça de olhar para os dois lados, como sua mãe lhe ensinou.
Circulo Vermelho 2: Aqui não existe semáforo, existem muitos carros então vale a lei da sobrevivência: "corra!"
Circulo Azul 2: Semáforo. Existe uma linha de trem nessa parte, fique tranquilo, pois esta desativada e nenhum trem vai passar por cima de você.
Circulo Azul escuro: Parada para tomar uma coca-cola ou água.
Depois desse passo-a-passo não tem como você errar.

Se você seguiu meu mapa, acredite, já esta me devendo um café!...rs

Enjoy³

20 de jan. de 2010

Dúvidas e Respostas!


duvida2

Anônimo pergunta:
Oi Nasdaq, li vários artigos falando que há extrema dificuldade dos brasileiros de serem aprovados no cbc...isso é verdade?...te agradeço desde já cara,valeu!

R: Bom, isso realmente é uma informação muito mal fornecida. Jamais ouvi dizer que “brasileiros” possuem dificuldades em passar no CBC. Acredito que se a pessoa estudar muito, se dedicar, ela consegue com certeza. Eu digo isso porque comigo foi assim. Cheguei em Baires, depois de 1 mês fiz minha primeira prova e tirei um 9,0!
E ainda acredito que até me ajudaram, porque eu não sabia escrever muito bem em espanhol não.
Finalizando, se você estudar bastante, ter sua mente focada em seu objetivo, você consegue tudo o que quer. Acredite!
Enjoy³

Guias Turisticos de graça em Buenos Aires


Não é preciso se gabar por ter um amigo portenho que possa levá-lo para conhecer lugares freqüentados apenas pelos nascidos na capital argentina. O Cicerones de Buenos Aires, organização sem fins lucrativos reconhecida pelo governo, guia os turistas gratuitamente pela capital, aconselha e orienta os viajantes.

Os passeios variam de acordo com o gosto do freguês, e os guias são voluntários, pessoas que "amam a cidade". Não há uma rota fixa. O turista atendido pelo Cicerones precisa ter a "mente aberta" e contar que áreas mais lhe interessam. Arquitetura, museus, vida cotidiana, tango ou futebol.

O viajante que tem aversão a ficar preso em city tours ou com guias na sua cola pode ficar tranqüilo.

A idéia de criar o grupo surgiu em 2001, numa roda de amigos, viajantes freqüentes, que acreditavam que os portenhos passavam uma imagem negativa não só aos turistas estrangeiros mas também aos argentinos do interior, a despeito de todos os atrativos de Buenos Aires.

O objetivo era reverter a imagem negativa transmitida pela TV --os panelaços, manifestações na capital que culminaram com a renúncia do então presidente Fernando de la Rúa em dezembro de 2001--, que circulou por todo o mundo.

O Cicerones de Buenos Aires funciona desde 2002. Hoje conta com cerca de 50 voluntários, pessoas de 18 a 70 anos, inclusive guias que falam português. Mensalmente, o grupo atende de 20 a 25 grupos de visitantes, com no máximo seis pessoas, em visitas de até três horas de duração, feitas a pé ou em transporte público.

O público brasileiro representa 25% dos atendimentos. O primeiro contato deve ser feito pela internet, por meio do site www.cicerones.org.ar ou do e-mail: cicerones@cicerones.org.ar.

Enjoy³

19 de jan. de 2010

Feiras livres em Buenos Aires



Nos fins de semana bonaerenses praças viram mercados de variados tipos. Feiras que acontecem em bairros turísticos ou afastados vendem antigüidades, artesanatos e quinquilharias.
A mais célebre é a de San Telmo, conhecida também como feira da plaza Dorrego, seu endereço exato. Ali, aos domingos, 260 antiquários expõem produtos em barraquinhas entupidas de peças --que vão de botões de encher os olhos a jarros de cristal.

A feira fica lotada, mas não por isso deve ser evitada. O passeio compensa cada cotovelada. Concentradas na praça, as melhores barracas é que valem a ida ao bairro --e quem procura antigüidades deve pedir aos barraqueiros seus cartões. Cada um deles tem um antiquário, onde guarda o "filé mignon" de seus produtos.
Pelas ruas que saem dali, amontoam-se outras barracas, que vendem artesanato. Essas não são tão legais e podem ser dispensadas.

Outro clássico do fim de semana portenho a céu aberto é a feira da Recoleta, na plaza Francia. Aqui só há artesanato. Roupas, objetos para a casa e afins são expostos na praça, que tem outras atrações bacanas: o Museu Nacional de Belas Artes fica logo ali. O cemitério da Recoleta também. (Evita foi enterrada aí)
Quem gosta de escarafunchar quinquilharias em busca de raridades e adora um cenário insólito com personagens absurdos deve ir correndo para o Mercado de Pulgas.

Mas é longe do centro que fica a feira mais curiosa de todas. É a Mataderos. Os expositores vêm de diversos pontos do país. Vendem queijos, embutidos, trajes e artesanato regionais. No meio da feira, forma-se uma roda de pessoas a dançar os passos típicos de diferentes regiões.
A feira é uma boa oportunidade para provar comidas nada turísticas, como o locro, um cozido de carnes, milho e feijão, e o puchero, outro cozido preparado com grão-de-bico.
 
 

Enjoy³

18 de jan. de 2010

E a dengue tá na área

 

Segundo o jornal Clarin, mais da metade da cidade de Buenos Aires, esta contaminada com o mosquito da dengue.

A noticia saiu no último domingo, 16 e segundo o jornal, 60% da cidade possui focos de mosquitos que transmitem a dengue. Vale a pena esclarecer que a presença do mosquito, não significa que todos levem o vírus com ele.

Existem cerca de 210 “ovitrampas” que são frascos de plástico que capturam os ovos colocados pelas fêmeas.

Não é preciso dizer que se cada um fazer a sua parte, seja aqui na Argentina, no Brasil ou em qualquer parte do mundo, pode-se reduzir drasticamente essa infestação do mosquito.

 

Enjoy³

13 de jan. de 2010

Dúvidas e Mais Dúvidas






Raquel XXXXX disse...




Estou rachando a cuca na net... ainda acho você a pessoa mais habilitada a me ajudar... pelo que eu vi no site do UBA XXI, para me matricular eu não preciso ter DNI, mas para fazer as provas, sim...
Oh God!!!
Se não vou ter residência em BA nesse semestre, como diabos vou tirar uma DNI?
=/








Raquel, boa tarde!
Você pode sim fazer a inscrição do UBA XXI pela internet e você só precisará de um documento de identificacão na hora da prova. É claro, precisa ser o mesmo documento com o qual você se inscreveu pela intetrnet. No dia da prova, não se esqueça de imprimir o comprovante de inscrição e leva-lo ok? Esse foi o que eu fiz e nunca me pediram nenhum DNI no momento de fazer as provas. Apresentei meu RG brasileiro.
=D
Espero ter ajudado.
Júnior

Enjoy³

11 de jan. de 2010

Inscrições estendidas para o CBC 2010



Graças ao email enviado pela Sâmia (muito obrigado) fiquei sabendo que o CBC terá uma nova data de inscrição para o ano de 2010. A partir do dia 08/02 até o dia 05/03 é possível fazer a inscrição indo até uma das cedes do CBC.
Uma boa notícia para os esquecidos ou atrasados!

Enjoy³

6 de jan. de 2010

Há 7 meses atrás…

Foi quando eu abri a minha mão e nela estava todo o dinheiro que eu tinha: R$ 2,25. Nesse momento muitas coisas se passaram pela minha cabeça. Nesse momento me perguntei o porquê de tanta dificuldade, o porquê de não encontrar um trabalho e mais ainda, o porquê de tudo ter saído da maneira que eu jamais havia planejado.

Parece mentira, mas á sete meses, eu tinha o meu emprego, minha família, meus amigos e a segurança da minha cidade. De lá para cá, muitas coisas se passaram, coisas boas e é claro, coisas ruins. Se valeu a pena? Hoje eu posso dizer que sim. A cada dia uma nova razão de seguir em frente, um novo aprendizado e a esperança de um futuro melhor,e é o que me da forças para seguir em frente.

Hoje, diferente de sete meses atrás, vivo num hostel familiar. Para quem não sabe, é como um prédio, cheio de mini-apartamentos. Dentro existe um ambiente de 3x4, que serve de quarto e cozinha. O fogão é de uma boca e fica perto da única micro janela do quarto. Existe um banheiro, pequeno, com um cano na parede, onde se pode tomar banho.

As baratas são comuns, não uma e sim muitas baratas mesmo. O lado bom disso? Aprendi a não ter nojo delas e de tanto matar com o pé, criei a dança da barata! ...rs

O edifício é velho, e nele vive gente de todos os lugares, a maioria paraguaia e chilena. 60 apartamentos divididos em cinco andares. A energia foi cortada na ultima sexta feira e passamos o final de semana sem os confortos da vida moderna. O jeito foi improvisar. Conversar com os vizinhos, e brincar com as mãos fazendo sombra na parede com a vela acendida, jantar a luz de velas, e tempo de sobra para por os pensamentos em dia.

Se ainda esta valendo à pena? Definitivamente sim.

É esse tipo de coisa que faz a gente dar valor as coisas que temos. Muita gente ao ler esse texto, pode pensar que não precisa passar por isso tudo para se ter o verdadeiro valor, mas no fundo sabemos que é preciso sim. Mas como já dizia o técnico Bernardinho no seu livro: “Persistência é a base de qualquer sucesso. É preciso suar sangue, é preciso chegar ao máximo. E quando chegar lá, é preciso o dobro, para se manter lá em cima.

Uma das coisas que mais me conforta quando converso com a minha mãe, é que ela sempre enfatiza o fato de que eu sempre tenho a minha família quando quiser voltar. Minha mãe, sempre foi uma pessoa sábia, daquelas de se orgulhar. E como toda mãe, sempre me deu a maior força sempre que pensei em sair de casa. Hoje suas palavras sempre me trazem confiança e paz. Só Deus sabe o que seria de mim, se ela não estivesse aí para me dar seus conselhos que valem ouro.

Muita gente me pergunta se vale a pena vir para Buenos Aires, e a minha resposta sempre foi e sempre será a mesma: “Você nunca vai saber se não tentar.”

Enjoy³

5 de jan. de 2010

Uma luz na escuridão

São 21:49 de um domingo que não tem cara de domingo. A luz da vela acessa, ilumina o teclado do meu computador. A chama da vela dança conforme o vento entra pela janela no quarto. Dessa vez, a falta de energia, foi no bairro inteiro. Desço até a rua para ver se existe algo de diferente acontecendo. Nada.

Subo novamente e pego um livro emprestado por um amigo “A bruxa de Portobello”. Consigo ler num ritmo rápido, o livro prende a atenção. Depois de alguns capítulos lidos, olho para a chama da vela, que já esta pela metade e lembro-me de quando tinha o hábito de ler todas as noites, todos os dias. Qualquer momento era uma desculpa para ler, no banheiro, no ônibus, caminhando. Coisa que há muito tempo atrás, não faço.

Livros que tenho certeza fizeram o meu “eu” de hoje ser o que é. Numa viagem ao passado, lembro do primeiro livro que me fez ter uma grande paixão pela leitura: “O monte cinco”. Desde então, ler foi fundamental para o meu crescimento.

O meu grande problema foi quando comprei meu primeiro computador. Desde então, minha atenção ficou focada nessas máquinas que dragam a nossa imaginação. Confesso que fico muito mais tempo sem fazer nada na frente do computador do que outra coisa. Mesmo sem ter o que fazer na internet, o vicio fala mais alto.

Talvez esteja na hora de retomar esse antigo hábito. Ler é bom de mais. E como dizia uma antiga patroa minha: “Quem lê, viaja!”

E é melhor aproveitar enquanto a vela ao meu lado já esta pela metade!

Enjoy³

UBA 21 - 2010

Já saiu no site do UBA 21 a nova data para as inscrições para o primeiro quadrimestre de 2010, de 08/02 até 05/03.

Para fazer a sua inscrição, basta entrar no link inscrições 2010 após a data acima e seguir as instruções. Rápido e fácil!

 

Dúvidas? É só postar nos comentários!

 

Enjoy³

2 de jan. de 2010

Feliz Ano Novo




Primeiramente, feliz ano novo !
Depois de mais um tempo sem postar, já era hora.
Desculpem pelo erros de acentuacao, esse teclado aqui, quase nao possui os acentos que usamos no Brasil.
Que venha mais um ano, cheio de planos e realizacoes. E obviamente, que cada brasileiro que eu ajudei de alguma maneira, me pague um café, afinal, foram eles que prometeram!

Vou comecar a postar as duvidas mais comuns, assim além de ajudar, já fica postado e mais alguém pode precisar também.

Dúvida sobre o novo DNI

Olá. Aqui é Joedyson, de Natal/RN (Brasil). Eu olhei o site do "Nuevo DNI" e fiquei um pouco confuso. Qual é a principal diferença entre o "DNI Libreta" do "DNI Tarjeta" ? Vc tem que ter os dois?

Olá Joedyson!




Bom, respondendo á sua dúvida, voce precisa necessariamente ter o DNI libreta, já que somente com ele, voce pode votar. Com o DNI tarjeta, isso nao é possível. Mas voce deve estar se perguntando: Entao porque ter os dois?




Apenas para facilitar e poder ter o documento na sua carteira. É menor e mais simples.

Afinal, imagina ter que levar sua carteira de trabalho na sua carteira? Impossivel nao?

Abraco e espero ter ajudado!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude a divulgar o blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o códido abaixo no seu site para exibir esse banner!