9 de set. de 2009

Residência na Argentina





Há um tempo atrás, eu coloquei como se deve fazer para retirar a Residência Argentina lá no Brasil. Eu recomendo á todos que tiverem como, fazer lá mesmo. Porquê? Menos burocracia, menos tempo de fila, menos preocupações. Mas nem todo mundo pode fazer isso. Seja porque o consulado brasileiro ou argentino não é perto, ou porque como todo bom brasileiro, deixa as coisas para a última hora!
A lista dos documentos foi a que a DNM (Dirección Nacional de Migraciones) me solicitou. Vamos aos documentos necessários.

- Identidade
Cédula de identidade, passaporte ou certificado de nacionalidade com foto, originais. Estes documentos deverão estar válidos, em bom estado e com fotocópias. (O RG tem validade de 10 anos)

- Ingresso
Selo de ingresso no país, estampado no documento de viagem (passaporte) ou no papel migratório. (Esse papel é fornecido se você viajar apenas com o seu RG)

- Certificado de Antecedentes Criminais
Deverá ser emitido pelo país onde você residiu os últimos três anos. O documento  também deve ser legalizado no consulado brasileiro no Brasil, ou aqui na Argentina.

- Certificado de Antecedentes Criminais Argentino
Esse documento é emitido na própria DNM. Você tem duas opções: Pagar 40 pesos e retira-lo em 24 horas ou pagar 20 pesos, e retirá-lo em uma semana. A fila que você enfrenta é gigantesca. Levei 5 horas! Então leve um livro, agulha e trico, cruzadas, leve um mp3, uma televisão, um dvd portátil, um psp, enfim, o que você achar melhor para passar o tempo.

- Pagar a taxa de radicação de 300 pesos
No momento do seu atendimento, o atendente te dará um documento a ser pago. E ali mesmo, dentro da DNM você pode paga-lo. Não se preocupe, a pessoa espera você pagar para dar continuidade no atendimento.


Esses são os documentos necessários. Não se esqueça de tirar fotocópias de TODOS.
Você também precisa marcar uma hora para fazer esse processo. O telefone é esse aqui: 5222-7117. Quando eu liguei, fui bem atendido (tenha o seu passaporte em mãos, ou pelo menos o número dele), e marcaram para 30 dias. Acho que o tempo de espera deve ser igual para todos.
Então, enquanto você aguarda os dias, você pode ir dando entrada nos outros documentos que você necessitar.
A DNM fica na Avenida Antartida Argentina, 1355. Um bom ponto de partida é a estação de trens de RETIRO. Todo mundo conhece. Saindo da estação, você segue reto, atravessando a praça que têm em frente, e seguindo para a sua esquerda, você chega na Avenida Antartida Argentina. Aí, é só virar a sua direita e atravessa a avenida. Existe um colégio naval ao lado. Facinho! Quando eu fui, um guarda disse que era do outro lado... Perdi muito tempo procurando.
Se por acaso você tiver dúvidas, é só entrar em contato comigo, que até posso te levar lá!

No dia agendado, chegue meia hora antes. Tem um balcão de informações logo na entrada. Você ganha uma senha e aguarda para ser chamado, sentado, bem tranquilo. O atendimento não é demorado. Quando tudo estiver em ordem, você espera umas 2 horas e no mesmo dia, sai com a Residência Precária. Esse documento tem a mesma validade que a Residência Permanente(trabahar, ter atendimento médico, tirar seu CUIL), e você fica com ela, até seu documento ficar pronto. Mais 30 dias de espera.

Depois de 30 dias, você volta no mesmo endereço, passa pelo balcão de informações e te enviam para uma outra fila. Nessa, você espera mais ou menos 2 horas e pega a sua Residência Permanente. Com ela, você pode fazer o seu DNI.

Espero que tenha ficado bem claro e ajudado alguém. Dúvidas? É só deixar um comentário que respondo.

Abraços

Enjoy³

6 de set. de 2009

Certificado de Residência




Mais um documento que todo extrangeiro vai precisar aqui na Argentina. O certificado de residência. Eu me lembro que quando fiquei ciente que teria que ter este documento, procurei na net aonde poderia tirar, e todos me indicavam o mesmo lugar: um registro civil.
Eu me perguntava aonde havia um desses. Afinal, nunca vi nenhum por aqui. Certa vez, andando por Palermo, resolvi perguntar á um guarda, se ele sabia algo a respeito. Depois de alguns 30min para tentar chegar no certificado (eu dizia comprovante de residência, ao invés de certificado), fui informado que era só me dirigir á uma comisaría de polícia (delegacia de polícia). No mesmo dia me dirigi para uma, aqui perto de casa.
É preciso levar seu passaporte e dizer o motivo de você estar solicitando o certificado (no meu caso, para tirar o DNI). Você paga uma taxa de 10 pesos (dez) e no máximo em 24hs um policial vai até a sua casa, comprovar que você realmente mora lá, e te entrega o documento.
Comigo o atraso foi de 48hs, e nenhum policial realmente se certificou se eu morava lá. Cheguei em casa da faculdade, e o documento estava debaixo da porta. Muito confiante o serviço não? ..rs

Ah, não se esqueca de levar anotado o seu endereço num papel ou se você for um super-herói, ter ele na sua cabeça. Eu esqueci, não tinha anotado, e tive que aguentar a cara de sarro do policial quando eu disse que não fazia a mínima idéia de onde eu morava...

Enjoy³

5 de set. de 2009

Valeu Brasil!!

BRASIL 3 x 1 Argentina!

Como é bom isso!!! uhsauhsuahsha

CUIL?




Muita gente se pergunta se é possível trabalhar aqui na Argentina, sendo extrangeiro. A resposta é bem clara, sim!
E como em qualquer país do mundo, é sempre bom estar com os documentos em dia. E em cada país, é exigido um tipo de documentação, aqui além do DNI (Documento Nacional de Identidade) é necessário ter o Cuil.
O cuil (Código Único de Identificação Laboral) deve ser um dos primeiros documentos que você deve retirar aqui na Argentina.
O processo é bem fácil
É só ir a alguma unidade da ANSES (Administração Nacional De Seguridade Nacional), levar seu certificado de residência e os papéis da sua residência. Não se esqueca de tirar fotocópia de tudo.
Pelo que me disseram, no mesmo dia você sai com o CUIL na mão.

Muitas empresas ainda exigem que você tenha o DNI, mas em poucos casos. Como a demora para tirar esse documento é muito grande (para um argentino não fica pronto em menos de seis menos, para um extrangeiro, três anos), as empresas acabam solicitando apenas o CUIL mesmo.

A fila na ANSES é pequena, nada comparada a DNM (Direccion Nacional de Migraciones). Lotada de gente por todos os lados.

Aqui vai o site da ANSES pra quem tiver alguma dúvida. O telefone pra quem mora em Buenos Aires é o 130.

Enjoy³

1 de set. de 2009

Estudar e estudar!





Depois de umas longas férias é hora de erguer as mangas e voltar a estudar!
Fazer o CBC (via UBA XXI) tem seu lado bom, e seu lado ruim.
O lado bom é que o curso é não presencial, ou seja, você estuda em casa, quando quer e como quer.
Você pode ler no banheiro, enquanto cozinha, ou tentar estudar na frente do pc, com o msn aberto...rs
O lado ruim é que você têm as tutorias para te ajudar, ou, deveriam te ajudar...
Pra quem não sabe, tutorias são aulas para tirar suas dúvidas. É uma aula, com um monte de gente, perguntando coisas que você provavelmente já sabe e que te atrasam mais ainda.
Você levanta o braço pra perguntar algo, e alguém já fez isso na sua frente. E essa mesma pessoa, faz a mesma pergunta, que foi respondida há três minutos atrás.
O legal é que o professor faz uns desenhos legais no quadro... 

Ah, fiquei feliz hoje, o motorista entendeu quando eu disse: Veinticinco! uhsuahsau

Enjoy³
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude a divulgar o blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o códido abaixo no seu site para exibir esse banner!