9 de out. de 2009

Estudar na UBA









Um dos assuntos que as pessoas mais me perguntam é sobre o sistema de estudo da Universidade de Buenos Aires (UBA).
E é claro, sobre o CBC (Ciclo Básico Comum).
Mas nada que uma pequena lida nesse post aqui, não tire suas dúvidas.
Vamos lá!
Todo estudante que pretende fazer um curso da UBA, necessita passar pelo CBC. Para entender o que é o CBC, é mais fácil você imaginar como se fosse um "cursinho" para entrar na faculdade.
São seis matérias que é claro, mudam conforme o curso de sua escolha. Exemplo:
Para o curso de Advocacia as matérias que você irá cursar são: 


Introducción al Pensamiento Científico
Introducción al Conocimiento de la Sociedad y el Estado
Economía
Sociología
Principios Generales del Derecho Latinoamericano
Ciencia Política


Para a carreira de Administração de Empresas:


Análisis Matemático I
Economía
Sociología
Metodología de las Ciencias Sociales
Álgebra
Historia Económica y Social General


Para cada matéria, são feitas duas provas e é necessário um total 13 pontos para não ter que fazer a prova final. Ou seja, você vai pegar a nota da sua primeira prova e somar com a segunda. Se por acaso você não conseguir os 13 pontos, você ainda tem a prova final. Nessa você precisa tirar um quatro ou mais! Facinho não? E ainda tem mais.
Vamos supor que você acabou de chegar a Buenos Aires, não tem a mínima idéia de onde ficam os lugares das provas. Aí você pergunta pro seu amigo e ele te manda para um  lugar longe, mas pense num lugar longe! Quando você chega lá, faltando 20min para fazer sua prova, você descobre que esta no lugar errado, e o lugar certo, fica do outro lado da cidade!!! No final, você perdeu sua primeira prova. (Isso aconteceu comigo... rs)
E agora? O que fazer?
a) Chorar
b) Ligar para sua mãe e chorar também
c) Matar seu amigo
d) Sentar na calçada e tomar um sorvete
e) Todas as alternativas


Bom, se por acaso você perder uma das provas, você ainda pode tentar remarcá-la. Isso mesmo, é o chamado "recuperatório". Você precisa de uma justificativa muito boa. Atestado médico, etc...
No meu caso, quando conversei com o pessoal do cbc, pelo meu portunhol, eles entenderam que eu realmente havia me perdido! E pra dar mais validade a minha história, perguntei como fazia para voltar para casa... rs
Mas pelo menos deu certo!! 


Vamos supor que você não conseguiu tirar uma nota maior que quatro no exame final. Calma, você ainda tem mais duas chances. E se você, nessas duas chances não tirar um quatro????? Meu Deus, troca de curso por que é praticamente impossível né????


Mas é importante deixar claro uma coisa aqui. Estrangeiros que não possuem o DNI, não podem fazer o CBC presencial, aquele onde você freqüenta as aulas. Você precisa fazer o CBC pelo sistema UBA 21.


Agora você que esta lendo aí, deve estar dizendo: Caraca Nasdaq, quanta informação de uma só vez!!!!!
Calma, fica tranqüilo (a) que eu vou te explicar.
O sistema UBA 21 é o mesmo sistema do CBC (mas os conteúdos das matérias são diferentes).
Você compra as apostilas numa livraria e estuda na sua casa. Tem as versões diet também, as fotocópias do livro que podem ser adquiridas nas sedes das tutorias. Existem as tutorias, que são as aulas para você tirar suas dúvidas. 


Uma dica: Não tente ir às tutorias sem ter estudado o conteúdo anteriormente. O professor esta lá para tirar dúvidas e não dar aulas ok?
Você pode consultar a data, os horários e os lugares das tutorias aqui
Na página do UBA 21 possui muita informação útil. Fórum para discussão de exercícios, matérias gravadas em áudio, todo o material do curso e ainda pode marcar um grupo de estudos. Acredito que é uma ferramenta muito valiosa essa questão do grupo de estudos.


Eu gostaria de esclarecer aqui que o conteúdo que posto no meu blog, é produto da minha experiência. Ou seja, coloco o que sei e o que pesquisei. Obvio que pode haver outras maneiras de fazer isso ou aquilo. E se você tem alguma informação que seja útil, por favor, deixe um comentário ou envie um email, ok?


Abaixo tem o site da UBA, do CBC e da UBA 21.


38 comentários:

  1. Parabens!dit goed =D simplesmente bom
    Eu quero ir estudar para a UBA , nem imaginas o que me ajudas.te!
    Tenho ainda 1as duvidas!
    So existe uma epoca para concorrer a faculdade?
    Eu sei que há algumas que em pode entrar no inicio de cada semestre!
    Que axas.t dos testes que fizes.t?
    o meu mail é mauro_rosario88@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. oiiiii
    muito obrigada pela a informação dada!!!
    mais gostaria de saber mais pois estou querendo estudar na uba e estou mais perdida que tudo a maioria dos sites q acho são de acessoriamento e não dizem nada com nada..
    se vc puder me ajudar ficarei grata meu msn é
    lalaf.a.s@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. ola amigo, tenho uma curiosidade quero mt ir estudar em UBA porem nao sei se é necessario saber falar fluentemente o espanhol , desde ja fico grata...
    Dani

    ResponderExcluir
  4. Boa noite junior,li algumas artigos na internet que falavam ki a média dos brasileiros para concliur o cbc é de 2 a 3 anos.isto é verdade? fico grato pela informação,meu email é joaogabrielorsi@hotmail.com...obrigado e espero anciosamente sua resposta

    ResponderExcluir
  5. Oi , Junior. Da mesma forma q vc congregou a Uba , tbm desejo,oq realmente me preocupa é toda burocracia, como , oq fazer para tirar um visto de estudante? Meu pai qr me mandar para Bolivia, nao posso ser contrario, totalmente, pois nao conheço q qualidade das faculdades de lá,porém posso dizer ,pelo q tenho lido na internet, q nao há um acordo qnto a isso.No q diz respeito a Uba, é muito bem mencionada ,em todos os artigos q tenho lido.Embora seja mais fácil ser aceito na Bolivia, porqunto as faculdades particulares nao tem restrição, tampouco qualquer teste, e o custo de vida é menor, prefiro me arriscar no CBC, a ser reprovado, do q fazer parte de uma instituição precocemente falida, q nao pode garantir uma boa educaçao.Pelo q vejo, há muitas pessoas interessadas no seu auxilio,quero me reunir a elas , pedindo q me ajude, pela sua experiência, saberá cativar minhas dúvidas.Obrigado.
    Email:moiseis_rodrigues@msn.com

    ResponderExcluir
  6. oi nasdaq,na faculdade hector barcelo o curso de medicina contando com o pré grado é de 6 ou 7 anos?..grato pela informação

    ResponderExcluir
  7. há varias empresas de intercambios espalhados pela internet, só que nao sei em qual confiar.,..

    o preço de 2 mil e 300, reais, ou até de 1.600 reais a vista para legalizar toda a documentaçao? e estudar na UBA é realmente valido tem cabimento esses valores

    ResponderExcluir
  8. esclareceu muita coisa , amiga . Mas gostaria de saber como faz pra entrar nesse CBC , só é fazer a inscrição ? tem que pagar alguma coisa pela inscrição ? obrigada (:
    me adc no msn : brendah_miss@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Junior.
    Para a inscrição do CBC, é necessário a tradução juramentada do diploma - certificado de conclusão escolar, ou simplesmente legalizar os documentos aqui?

    ResponderExcluir
  10. Respondendo a pergunta acima, para entrar no CBC não é necessário pagar taxa alguma.

    ResponderExcluir
  11. cara nao consigo fazer minha inscrisçao pelaa internet o q faço? me ajuda meu msn e geovannygladston@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  12. gracias,deu para esclarecer muitas dúvidas,não sei si a grande maioria vai achar o mesmo,mas acho essa questão de não ter aula no CBC,para aqueles que fazem UBA21,uma grande desvantagem.obrigada pela ajuda =).

    ResponderExcluir
  13. Oi meu nome é Giovana sou brasileira e vou para Uba esse ano fazer medicina na UBA XXI e estou um pouco com medo, são muito dificeis as matérias do CBC... e também quero saber se você sabe alguma coisa sobre a revalidação dos diplomas ?

    ResponderExcluir
  14. Oi meu nome é Marco sou enfermeiro...estou indo em maio, a assessoria aconselhou ir para Barceló...pois enfatizaram a dificuldade de entrar na UBA...eles ainda n fizeram a matrícula..gostaria de uma opinião sua...meu e-mail: marcoaugustosss@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. oi meu nome é ana karina e gostaria de saber como faço pra estudar na UBA, medicina e se tenho q falar espanhol fluente....se é dificil passar nessa prova....precisoo muito saber, pois estou em dúvida de largar meu curso enfermagem...anna_gu1@hotmail.com

    add please!

    ResponderExcluir
  16. Olá Seu Blog está de parabéns, muito bom mesmo, você poderia mim informar um aluguel barato para 2 pessoas. Qual é o minimo de dinheiro que da para sobreviver em Buenos Aires?

    Grato Paulo Ricardo.....

    ResponderExcluir
  17. Bom, só pra saber: você disse que no seu caso como ia pra Baires estudar era necessário uma cópia da inscrição da faculdade. Essa inscrição eu consigo só indo na UBA, por exemplo, e me inscrevendo num curso, mesmo só tendo visto de turista (ou seja, sem ter ainda o visto provisório de dois anos nem o DNI na mão)? E em qual período estão abertas inscrições para os cursos da UBA?

    ResponderExcluir
  18. Entao Bruna, isso era no caso do UBA XXI
    e quando vc fizer a inscricao pela internet, vc consegue imprimir o comprovante de inscricao, e eh valido.
    Voce pode se inscrever para o CBC em fevereiro, julho e dezembro!
    QUalquer coisa escreva!

    ResponderExcluir
  19. òtimo blog... Muito esclarecedor!!! Gostaria de tirar uma dúvida, não sei se pode me ajudar.... Como é o processo para o Curso de Pós-graduação?? Obrigada pelas informações já fornecidas!!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Regiane, tudo bem???
    Eu nao tenho muito conhecimento sobre esse assunto não, infelizmente!
    Mas vou dar uma olhada e coloco aqui no blog ok?
    O que te peço é que me pergunte sobre isso novamente... Minha memória tá péssima!
    usahusahsha
    Me escreva novamente e obrigado pela visita!

    =D

    ResponderExcluir
  21. Olá, meu nome é Julio e pretendo ir no proximo ano estudar na UBa, vc conhece alguém que faça psicologia lá? Queria muito tirar algumas duvidas. E qto ao aluguel de apartamentos ou casas, é facil para conseguir? é barato? Ai Jesus...são tantas coisas para procurar.
    Por favor, me add no msn : vinteseis@hotmail.com.
    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  22. Perfeiito seu blog, ta me esclarecendo muita coisa!!

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Nasdaq.
    Depois de várias decepções aqui no Brasil, eu e minha esposa resolvemos recomeçar nossas vidas.
    Para tanto, vou largar minha carreira de Analista de Sistemas e fazer uma nova faculdade, de medicina.
    Te pergunto, primeiro: é complicado para ela (que é professora), conseguir algum emprego aí?
    Segundo: quanto ganha um médico aí em Buenos Aires? Seguramente ficarei por aí se o salário compensar.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  24. boa tarde,

    sou enfermeira e gostaria de cursar medicina, gostaria de sabern se necessito fazer o curso tb, pois no site refere que é quem tem nível médio. quero cursar medicina.

    ResponderExcluir
  25. poxa valeu mesmo me tirou muitas duvidas
    mais ainda tenho algumas se vc puder me add no msn eu agradeceria nemix2_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Ola Nasdaq, por favor me tire uma duvída, se puder...
    Estou contratando uma empresa de intercambio estudantil para facilitar a minha ida a B.As... o nome é EDUCAR...vc conhece? sabe me dizer se é de confiança, pois estou com medo de levar um calote...

    Abs
    Camila.

    ResponderExcluir
  27. Olá, eu tenho algumas dúvidas parecidas com a do pessoal, me add no msn por favor?!
    pri_scilla1@hotmail.com
    Brigada, bjos

    ResponderExcluir
  28. oii, eu gostaria de saber qual a documentação necessaria para fazer a inscrição na UBA para medicina. nao estou conseguindo achar :) obrigado, fernanda

    ResponderExcluir
  29. Sobre a faculdade de Psicologia, vi um video e achei a estrutura bem precária. Gostaria de maiores informações sobre a qualidade do ensino. Abrços..

    ResponderExcluir
  30. Preciso fazer a ultima prova em Buenos Aires?

    ResponderExcluir
  31. Alguem ai que vai começar o Cbc em agosto ???

    ResponderExcluir
  32. Eu Isabella, sou do Rio de Janeiro e estarei ingrssando em agosto. isabellafrancomagalhaes@live.com

    ResponderExcluir
  33. ola caso alguem precise de um departamento para locação deixo meus contatos pois tenho alguns apartamentos e loco somente p brasileiros maiores informaçoes entrem em contato comgo atraves de meu e-mail:kauejpg@hotmail.com ou pelo telefone :019-91660391 meu nome kaue ricardo

    ResponderExcluir
  34. Prezados,

    Somos uma empresa de intercâmbio estudantil que realiza todos os trâmites necessários para que o estudante brasileiro possa estudar nas universidades argentinas, que não exigem o exame vestibular. Peço que por favor visitem nosso site (www.educarintercambios.com) e tirem todas suas dúvidas.

    Atenciosamente,
    Ana Paula Cunha,
    EducAR Intercâmbios

    ResponderExcluir
  35. Ta mais ou menos certo. Porque na verdade.. esse "4" que tem q tirar não é o equivalente a 4 de 0-10! ;) o "4" deles equivale a uma média de 8! a pontuação é diferente, sendo que as provas são descritivas em espanhol, ou seja, não é tão facil assim gente!

    ResponderExcluir
  36. Eu também quero muito estudar medicina, me esforço, mas o ensino público é incompatível com o vestibular público e assim fica difícil, as oportunidades acabam ficando só para quem estuda em escola boa e privada. Queria que alguém me ajudasse, vc Jr ou outro alguém que tivesse o mesmos interesses, me adicionem no meu msn anayadedyel@hotmail.com e vamos ajudar um ao outro. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Voce jah esta no nosso grupo no face??

      Entra lah!!

      =D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude a divulgar o blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o códido abaixo no seu site para exibir esse banner!