9 de set. de 2009

Residência na Argentina





Há um tempo atrás, eu coloquei como se deve fazer para retirar a Residência Argentina lá no Brasil. Eu recomendo á todos que tiverem como, fazer lá mesmo. Porquê? Menos burocracia, menos tempo de fila, menos preocupações. Mas nem todo mundo pode fazer isso. Seja porque o consulado brasileiro ou argentino não é perto, ou porque como todo bom brasileiro, deixa as coisas para a última hora!
A lista dos documentos foi a que a DNM (Dirección Nacional de Migraciones) me solicitou. Vamos aos documentos necessários.

- Identidade
Cédula de identidade, passaporte ou certificado de nacionalidade com foto, originais. Estes documentos deverão estar válidos, em bom estado e com fotocópias. (O RG tem validade de 10 anos)

- Ingresso
Selo de ingresso no país, estampado no documento de viagem (passaporte) ou no papel migratório. (Esse papel é fornecido se você viajar apenas com o seu RG)

- Certificado de Antecedentes Criminais
Deverá ser emitido pelo país onde você residiu os últimos três anos. O documento  também deve ser legalizado no consulado brasileiro no Brasil, ou aqui na Argentina.

- Certificado de Antecedentes Criminais Argentino
Esse documento é emitido na própria DNM. Você tem duas opções: Pagar 40 pesos e retira-lo em 24 horas ou pagar 20 pesos, e retirá-lo em uma semana. A fila que você enfrenta é gigantesca. Levei 5 horas! Então leve um livro, agulha e trico, cruzadas, leve um mp3, uma televisão, um dvd portátil, um psp, enfim, o que você achar melhor para passar o tempo.

- Pagar a taxa de radicação de 300 pesos
No momento do seu atendimento, o atendente te dará um documento a ser pago. E ali mesmo, dentro da DNM você pode paga-lo. Não se preocupe, a pessoa espera você pagar para dar continuidade no atendimento.


Esses são os documentos necessários. Não se esqueça de tirar fotocópias de TODOS.
Você também precisa marcar uma hora para fazer esse processo. O telefone é esse aqui: 5222-7117. Quando eu liguei, fui bem atendido (tenha o seu passaporte em mãos, ou pelo menos o número dele), e marcaram para 30 dias. Acho que o tempo de espera deve ser igual para todos.
Então, enquanto você aguarda os dias, você pode ir dando entrada nos outros documentos que você necessitar.
A DNM fica na Avenida Antartida Argentina, 1355. Um bom ponto de partida é a estação de trens de RETIRO. Todo mundo conhece. Saindo da estação, você segue reto, atravessando a praça que têm em frente, e seguindo para a sua esquerda, você chega na Avenida Antartida Argentina. Aí, é só virar a sua direita e atravessa a avenida. Existe um colégio naval ao lado. Facinho! Quando eu fui, um guarda disse que era do outro lado... Perdi muito tempo procurando.
Se por acaso você tiver dúvidas, é só entrar em contato comigo, que até posso te levar lá!

No dia agendado, chegue meia hora antes. Tem um balcão de informações logo na entrada. Você ganha uma senha e aguarda para ser chamado, sentado, bem tranquilo. O atendimento não é demorado. Quando tudo estiver em ordem, você espera umas 2 horas e no mesmo dia, sai com a Residência Precária. Esse documento tem a mesma validade que a Residência Permanente(trabahar, ter atendimento médico, tirar seu CUIL), e você fica com ela, até seu documento ficar pronto. Mais 30 dias de espera.

Depois de 30 dias, você volta no mesmo endereço, passa pelo balcão de informações e te enviam para uma outra fila. Nessa, você espera mais ou menos 2 horas e pega a sua Residência Permanente. Com ela, você pode fazer o seu DNI.

Espero que tenha ficado bem claro e ajudado alguém. Dúvidas? É só deixar um comentário que respondo.

Abraços

Enjoy³

14 comentários:

  1. [i] Sempre preocupado em ajudar quem necessita...Sempre dando dicas para auxiliar que deseja... Sempre...Agradeço por todo carinho que sempre dispensou a todos, seja quem for...
    Sorte é o que desejo...Luz é o que quero que tenhas... Sucesso é aquilo que há em seu ser... Coragem é aquilo que te pertence desde pequeno...Amor é aquilo que há em seu ser e sempre haverá...
    Abraços,
    Chris.

    ResponderExcluir
  2. po
    ta cada dia melhor
    continue assim
    ajudando os proximos brasileiros
    en buenos aires
    obrigadoo

    ResponderExcluir
  3. Wilson Berger Junior é cultura e dicas de serviços também, hahaha
    Espero que tudo esteja bem por aí.
    Bertolin tá no Brasil, velho. Voltou semana passada.

    Abraço e tô linkando seu blog no meu.

    Techima

    ResponderExcluir
  4. Oiii

    gostaria de saber que documentos sao necessarios so para viajar pela argentina... me falaram de uma carta verde.. algo assim.. e tb se eu precisar ir de carro... tem alguns documentos especificos????


    valeu.. adorei o blog. .e buenos aires eh o que há;; espero poder conhecer e ver o show do ac/dc aiii.... bjjj


    (email: jujuba222@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom? gostei muito do seu blog, me esclareceu muitas dúvidas, parabens = ]
    estou indo para argentina em 2010, morar...Tenho algumas duvidas, voce poderia me ajudar?
    meu msn é : leandroavelarm@hotmail.com
    se puder me add, seria muito bom!
    no mais, as duvidas são: eu, ja estou em andamento com o meu Visto de Estudante Temporário no consulado argentino aqui no brasil....ele vale por 2 anos e depois desse tempo vou dar entrada no meu dni. Gostaria de saber se preciso do Cuil para trabalhar? O que mais preciso para trabalhar? E morar?
    Ele ja me habilita a morar e trabalhar? Se não, para quê estou tirando ele?
    Muito obrigado,
    meu email é: leandroavelarm@yahoo.com.br
    um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas informações e pela boa vontade em ajudar!
    um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Estou indo fazer um curso na UBA de um mês e gostaria de alugar um ap, mas não sei se pela net é confiavel...Tem alguma dica???

    ResponderExcluir
  8. Mano, estou perdido tbm! estarei chegando em Bs As, por volta dos dias 14/07/2010 é pareceeu até bem facil suguindo seus passos ai descritos. bem ainda esetou no Brasil, é melhor eu mandar legalizar os doc aqui antes de viajar ou posso leegaliza-los ai no consulado mesmo? pq aqui leevará uns 20 dias para me enttregar os docs.leegalizados e eminha preucupação é tirar essa residencia e eesse cuil pq estou indo para trabbalhar e sem eles fica bem dificil, me informaram que niguem contrata.
    ei me ajuda com essas informações
    MEU E-MAIL: berg_meloo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Here's the perfect place where a tourist could stay when they visit Argentina.




    Hostels in Huaco

    ResponderExcluir
  10. Eu to em buenos aires a dois meses, e to meio perdido!! Ja dei entrada no meu tramite pelo site mas so tinha data pro mes 8 , nao sei o que fazer ja que o meu visto vai vencer em 1 mes!!
    Se puder add ai gabrielv.7@hotmail.com!
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  11. E ai Gabriel, blz?
    Nesse caso o mais facil e mais garantido seria ver com o consulado brasileiro..
    Talvez ele possam ter alguma dica!
    Abrass

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, Vc posso fazer certinho la residencia no Argentina y não roubaron.
    Fazer no Brasil fico muito ruim y roubaron meu dinehiro (muito), fico no Brasil 3 anos 6 meses, perdi tudu o que eu feiz (residencia)porque o policial não saben que ter que fazer, não falan de procedimentos, tiran sarro y falan metiras y Vc tem que calar boca.
    No Brasil si Vc briga con un funcionario paga multa o fica preso, eles poden falar o que quizer, todo feito pra eles erren y fican felices de risada.. não e legal.
    O trato con os Argentino não e lo melhor gente, si poden perjudicar, eles feiz...

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pela visita!
    E sim, eh bem complicado mesmo!

    ResponderExcluir
  14. Olá. Estou estudando a possibilidade de ir para Buenos Aires estudar direito... mas ainda nao sei por onde começar.. poderia me orientar um pouco? Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude a divulgar o blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o códido abaixo no seu site para exibir esse banner!