Depois de muitos pedidos do Julio, aí vai o post sobre a Lina A
=D
Muita gente não sabe, mas andar se metro na linha A em Buenos Aires, é como viajar no tempo… e põe tempo nisso!
A linha A foi a primeira linha de metro da América Latina. Sua construção foi iniciada em 1911 e terminada no dia 01 de dezembro de 1913. Para aqueles tempos, como já dizia minha avó: “Quando os políticos eram honestos, as crianças respeitavam os mais velhos e os preços eram acessíveis” (By Filtro Solar), foi uma façanha da engenharia.
Construir os túneis debaixo de uma cidade já com mais de 1 milhão e meio de pessoas, para muitos, era “dinheiro jogado fora”. Mas a necessidade criou a ocasião e o projeto foi levado adiante. Hoje, viajar pelos vagões antigos, com quase 100 anos de idade! Sim, é uma aventura incrível!
Os vagões são feitos de madeiras, as janelas abertas, o vento forte, o barulho dos trilhos muitas vezes, ensurdecedor e um “toque” de cheiro madeira queimada. Os 40 assentos na época, eram mais do que suficientes, hoje, parece a famosa dança das cadeiras, onde quem sentar primeiro, ganha o prêmio…rs
Na época de sua inauguração, a linha percorria a Estação Avenida de Mayo até a Estação Mitre, e que hoje, se estende por quase toda a cidade.
A colossal construção exigiu a contratação de mais de 1500 obreiros, a utilização de mais de 31 milhões de ladrilhos, 108 mil barras de 170k cimento, 13 mil toneladas de barros ferro e 90 mil km² de capa isolante.
Bom, para quem vem ou para quem já esta aqui, vale a pena visitar e conhecer a linha A do metrô. Além de histórico, é uma passeio agradável para quem quer conhecer a Avenida Rivadavia.
Ps. Depois de algum tempo, duas das estações da linha A foram desativadas e fechadas, porém ainda é possível ver-las quando o metrô passa por cada uma. Dizem que é possível ver algum dos obreiros da época da construção, perambulando por elas. Se é história ou não, sempre que o metrô passa por aí, eu jamais olho…rs
Enjoy³