26 de jul de 2010

No vai e vêm do metrô

Depois de muitos pedidos do Julio, aí vai o post sobre a Lina A

=D

 

Muita gente não sabe, mas andar se metro na linha A em Buenos Aires, é como viajar no tempo… e põe tempo nisso!

A linha A foi a primeira linha de metro da América Latina. Sua construção foi iniciada em 1911 e terminada no dia 01 de dezembro de 1913. Para aqueles tempos, como já dizia minha avó: “Quando os políticos eram honestos, as crianças respeitavam os mais velhos e os preços eram acessíveis” (By Filtro Solar), foi uma façanha da engenharia.

Buenos_Aires_-_Subte_-_Construcción_de_estación_Sáenz_Peña_(1912)

Construir os túneis debaixo de uma cidade já com mais de 1 milhão e meio de pessoas, para muitos, era “dinheiro jogado fora”. Mas a necessidade criou a ocasião e o projeto foi levado adiante. Hoje, viajar pelos vagões antigos, com quase 100 anos de idade! Sim, é uma aventura incrível!

subte 05

Os vagões são feitos de madeiras, as janelas abertas, o vento forte, o barulho dos trilhos muitas vezes, ensurdecedor e um “toque” de cheiro madeira queimada. Os 40 assentos na época, eram mais do que suficientes, hoje, parece a famosa dança das cadeiras, onde quem sentar primeiro, ganha o prêmio…rs

subte 06

Na época de sua inauguração, a linha percorria a Estação Avenida de Mayo até a Estação Mitre, e que hoje, se estende por quase toda a cidade.

subte 01a

A colossal construção exigiu a contratação de mais de 1500 obreiros, a utilização de mais de 31 milhões de ladrilhos, 108 mil barras de 170k cimento, 13 mil toneladas de barros ferro e 90 mil km² de capa isolante.

Bom, para quem vem ou para quem já esta aqui, vale a pena visitar e conhecer a linha A do metrô. Além de histórico, é uma passeio agradável para quem quer conhecer a Avenida Rivadavia.

subte 02b

Ps. Depois de algum tempo,  duas das estações da linha A foram desativadas e fechadas, porém ainda é possível ver-las quando o metrô passa por cada uma. Dizem que é possível ver algum dos obreiros da época da construção, perambulando por elas. Se é história ou não, sempre que o metrô passa por aí, eu jamais olho…rs

Enjoy³

2 comentários:

  1. Adorei o seu blog! Fui pra Buenos Aires em fevereiro e me apaixonei, to louca pra mudar para aí! Tenho algumas coisas pra decidir esta semana, e se aqui no Brasil as coisas não derem certo, tô querendo ir praí. Sou formada em Artes Visuais, sabe se existe alguma pós financiada pelo governo aí, tipo os mestrados aqui onde as pessoas ganham... Buenos Aires meu sonho de consumo!

    ResponderExcluir
  2. obreiros da época da construção, perambulando por elas?????

    Ahhhhhh...adorei!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude a divulgar o blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o códido abaixo no seu site para exibir esse banner!