26 de jul. de 2009

Como andar de ônibus em Buenos Aires






Ao entrar dentro de um ônibus por aqui, muitas vezes me pergunto onde estou. Isso porque os ônibos são todos espelhados por dentro, cheios de ursos de pelúcia, efeites e muito coloridos.
Eu ainda não descobri o porque disso, mas algumas pessoas dizem isso ocorre por uma tradição entre os motoristas, que tornam-se "quase" donos do veículo.
Com o tempo você acaba se acostumando com o visual...
Muita gente não sabe, mas a invenção ônibus coletivo, surgiu em Buenos Aires em 1928. Com uma forte crise de passageiros, os taxistas comecaram a oferecer aos gritos, uma viagem para a Plaza Once por 0,10 centavos e a Plaza Italia por 0,20! Quinta parte cobrada por uma viagem de taxi normal. O negócio deu tão certo, que em pouco tempo, já havia um concorrente. E depois ganhou o mundo.

Existem mais de 180 linhas em toda a cidade. Pode-se ir para todos os lados, 24hs por dia.
Quando chegar em uma parada (ponto) de ônibus, verifique se não existem mais pessoas esperando pelo mesmo. Aqui, a fila é formada antes mesmo do ônibus chegar. Eu aconselho a você se sentar na parte de trás, porque como existem muitas pessoas velhas aqui (sim, a quantidade de idosos é impressionante) você provavelmente terá que ceder seu lugar.
Ao entrar, diga seu destino ao motorista e sempre, sempre tenha moedas com você. Os ônibus só aceitam esse tipo de pagamento. A máquina esta logo atrás do motorista.
Vá para de trás, escolha sua vitima (no bom sentido) e torça para ela descer na próxima parada.

Também é possível comprar em qualquer banca ou kiosco, um pequeno guia, chamado Guia T, onde você encontra todas as linhas, onde tomar, onde descer. Custa 5 pesos. Vale a pena.

Se tiver alguma dúvida, não exite em perguntar...

E vamos que vamos..

Enjoy³


4 comentários:

  1. Hola, desculpa-me a invasão nem mesmo me conhece mas um dia eu buscando uma informação sobre a apaixonante argentina, cai no seu blog.
    a sua história é um mixto de algumas sensações que já vivi (quando estive uns meses por ai) e outras que quero sentir, poir isso nao pude deixar de ler seu blog a cada novidade...
    Sorte, sucesso, e muitas facturas e empanadas....rrrssss

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Margarete!
    Muito bom receber sua visita!
    Espero que ajude a você em muitas ocasiões!
    Um super beijo

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi
    vc falou sobre os ursos e onibus "personalizados" pelos motoristas isso me fez lembrar qndo morava no japão eu estudava em escola brasileira e ficava cerca de 5 horas por dia no onibus para ir e voltar até a cidade q eu morava(2:30 hs cada)e o motorita do onibus era boliviano "tio sanchez" *o* q saudade dele....
    nossa essa descrição sua do "bus" me fez lembrar o de lá .... porém cheios de "steach"(lilo & Steach) nyaa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude a divulgar o blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o códido abaixo no seu site para exibir esse banner!