17 de ago. de 2009

Hã? Quanto?


Eu vejo que meu "espanhol" ainda não está bom muita vezes que entro dentro de um ônibus para ir ao trabalho ou a qualquer outro lugar.
Quase sempre que digo para o motorista:
- Uno veinticinco  ($ 1,25 - uno beinte cinco)
ele me pergunta:
- Quanto?

E lá vou eu tentar fazer com que ele me entenda.

- Veinte cinco, beinte, beinti, cinco.. si... cinco. Béinnnttiiii cinco...

E depois da tentativa de comunicação com o motorista, sento no banco do ônibus e mentalmente tento de dar aulas de espanhol.

- Beinte, beinte cinco, cinco... Beínte cinco... Béinte.. Veinte.

No começo essas aulas mentais eram casualmente ouvidas pelas pessoas que estavam por perto. Certa vez, uma senhora que estava ao lado, depois de rir de mim, me ajudou com a fala. Obvio que fiquei envergonhado, mas o que vale é aprender.

Eu acho que minha maior dificuldade é quando eu penso que errei. Ás vezes, quando estou conversando com uma pessoa, e eu "acho" que errei alguma palabra, rapidamente tento falar a mesma palavra ou frase, várias vezes, com várias possibilidades possíveis.
Hoje mesmo quando estava indo para casa de táxi, conversando com o motorista, eu falava da diferença entre São Paulo e Buenos Aires.
Quando tentei dizer que São Paulo é muito maior que Buenos Aires, me enrolei todo com o "muy" e o "mucho".
Pra não sair perdendo, disse a mesma frase duas vezes, apenas trocando a palavra "muito".
O motorista muito atencioso, apenas riu pelo retrovisor. Eu muito sem graça, providenciei logo de mudar de assunto.

Mas o que contou muito para o pouco que eu sei falar, foi apenas falar espanhol. Sim, isso mesmo. Filmes, musicas, televisão, conversas dentro de casa, sempre falando ou tentando em espanhol. Ponto para meu amigo Emiliano (argentino de natureza, brasileiro de coração) que desde que cheguei aqui, logo me disse:
- Esquece o portugues ok? A partir de agora, só conversamos em castellano!

Desde então, português muito de vez em quando. Até mesmo, algumas vezes, esqueco uma palavra e outra em português. hahaha

- Cuanto?
- Uno Veintiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicincooooooooo!!!

Abraços


Enjoy³



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude a divulgar o blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o códido abaixo no seu site para exibir esse banner!