22 de jun. de 2011

E esse tal de DNI?

 

furioso

Essa semana recebi muitos emails de pessoas perguntando sobre o DNI e a principal dúvida era se esse Documento Nacional de Identificacón era realmente importante. É sim e muito. Já que com o DNI é possível tirar muitos documentos aqui, economiza trabalho na hora de ter que apresentar alguma identificação e por último em alguns casos raros,é possível tirar um cartão de crédito.

A história do cartão de crédito é mais complicada do que se imagina…

Quando comecei a trabalhar aqui, no meu primeiro emprego ( um call center chamado Teleperformance) eu ainda não tinha o meu DNI então, como tinha o meu passaporte, poderia cobrar o salário por uma conta no banco. Claro, uma conta salário. Se eu não tivesse meu passaporte, teria que cobrar por cheque, todos os meses.

Quando mudei de emprego, eu já tinha o meu DNI e a empresa, tinha um convênio com 3 bancos daqui. Quando fui escolher em qual banco receber o salário, escolhi um onde me confirmaram que eu poderia ter um cartão de crédito, mesmo tendo no meu DNI a informação “ temporário ”. Era o primeiro DNI que recebi aqui.

Depois de algum tempo, quando cumpri com o tempo mínimo na empresa, voltei a entrar em contato com o banco, para pedir o tal cartão de crédito. Precisava muito dele, porque como cheguei aqui limpo, tinha que comprar tudo, cama, mesa, geladeira… Enfim, tudo!

Para a minha sorte o banco negou descaradamente o meu pedido do cartão, alegando que como eu era “temporário” e não tinha um histórico de créditos, não poderiam dar o cartão.

Me perguntei várias vezes: Como car…lho alguém vai ter esse histórico, se veio do exterior, recém chegado…

Óbvio que fiquei P da vida…

Troquei de banco e esse, aceitaram sem problema nenhum. Depois de 3 semanas chegava na minha casa o cartão de débito e crédito.

Quando fui fechar a conta no primeiro banco, me informaram que o meu cartão de crédito tinha sido finalmente aprovado… Fiquei mais p da vida ainda com eles… Fechei a conta nesse banco com todo o gosto. O banco se chamava Citi Bank

E o banco que aceitou o meu cartão foi o Banco Francés.

Agora todo mundo deve estar imaginando: Poxa, então quando eu chegar aí, vou abrir minha conta nesse tal de Banco Francés! Não é bem assim não.

Um amigo brasileiro tentou pedir o cartão nesse banco e nunca conseguiu!! Alegaram o mesmo que aquele meu primeiro banco: Ele tinha no DNI como “provisório” e não tinha histórico de crédito!

Coitado, até hoje não conseguiu o cartão dele. Mesmo tentando em todos os bancos…

Existe uma regra para aceitar o pedido de cartão de uma pessoa? Não, claramente isso não existe.

Nós como estrangeiros deveríamos juntar-nos e pedir ajuda do consulado ou da embaixada brasileira. Afinal, porque para alguns, o pedido é aceito e outros não? Existe alguma regulamentação que possibilite isso?

E nós estrangeiros como ficamos? Temos que contar com a sorte?

Isso é inaceitável!

Hoje, estou quase por receber meu DNI onde mostra “PERMANENTE” e sabem o que vou fazer?

Vou lá, naquele primeiro banco, mostrar pra eles que sou estrangeiro, vivo aqui permanentemente e jamais, jamais, abrirei uma conta com eles e muito menos, recomendarei o banco!

Ponto.

Bom, mais uma parte dessa minha aventura aqui para vocês…

Espero que sirva de informação para alguém!

Enjoy!

15 comentários:

  1. Te apoio TOTAL voltar no primeiro banco, rsrsrs.
    Ralou, ralou, mas consegui todos os documentos heim? Brasileiro nato, rsrs.
    Estou na correria com os meus também, mas queria te fazer umas perguntas, asism que der te envio um email, apesar de achar que é mto incomodo né, varias perguntas, bueno.. serei mais uma, rsrs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. só tome cuidado pra nao se empolgar no CitiBank e ser preso. xD

    ResponderExcluir
  3. e prq vc já ñ tinha um DNI permanente? se é lei do mercosul, vc apenas precisa dizer eu quero e causo necessário acrescentar está partinha e ter um logo sendo o primeiro...

    ResponderExcluir
  4. Quando eu chegar aí eu me junto ao panelaço brasileiro!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu entendo a revolta do Nasdaq, mas vale reforçar uma coisa... o banco não é obrigado a dar cartão de crédito pra ninguém, independente do motivo que ele alegar.
    Como diz, crédito é crédito, você daria crédito a um estrangeiro que tá como permanente no seu país e pode estourar o cartão e dar o fora daí sem pagar?! É uma questão simples de análise de risco, claro que não é porque "somos brasileiros", afinal (sem querer ser preconceituoso) já viram o status dos peruanos, bolivianos e paraguayos que vivem aí?! Pois bem...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Sim sim... isso é verdade.
    Mas poderiam ter alguma lei ou algúm convenio entre os países.
    Agora imagina você, recém chegado num país, sem poder comprar muita coisa por falta de cartão de crédito?
    Mas o assunto é bem complicado e estou de acordo com essa análise!
    Valeu a visita!

    ResponderExcluir
  7. Fica tranquilo Ivyson!!
    Imagina fazer o maior barraco no banco??
    suahsuahs
    Nao nao!

    ResponderExcluir
  8. Entao "anônimo", na verdade, eu fiquei sabendo essa lei ai, só depois que tirei o meu DNI...
    e jah era tarde de mais ushauhsuahs

    =D

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Florzinha, quando chegar, dá um alô aqui no blog!
    Ai quando tiver o café, vc aparece!!

    =p

    ResponderExcluir
  10. para miiiiiiiiiiii, hay que romper todo, Se les tiene que pudrir el rancho de una. Lo que pasa es q se creen inmunes...Podemos hacer un pikete?

    si que si??


    daleeeeeeeeee Juuuu

    ResponderExcluir
  11. Viste amiga???? Eso porque no saben lo que paso esa semana. Yo, brasilero, extrangero, mando miles de mail y no me contestan. Sole manda uno y contestan en 5min! Odio a todosssssss amiga jajajaja

    ResponderExcluir
  12. Júnior, vivo pensando em como fazer pra arranjar apartamento aí, que deve ser difícil por todas as burocracias e tal... e eis que do nada pensei na questão do dinheiro! Como transferir meu dinheiro daqui praí, como ter cartão de crédito para comprar minhas coisas em parcelas a perder de vista, etc. Bom saber dessas coisas, assim vou me informando e tentando me organizar nestes dois anos e meio que restam até eu me mudar. Valeu pelo post, fico sabendo de muita coisa que eu jamais imaginava, aqui!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Viciado neste blog! Adoro BsAs, acabo de chegar da minha quinta viagem de férias aí e decidimos, minha noiva e eu, que vamos vender meu carro, pedir licença do trabalho (somos serv. públicos) e morar em BsAs por um ano.

    Nosso objetivo é aprender / melhorar o espanhol (já tenho o DELE B2 e ela vai começar agora aqui em Natal/RN o curso de Letras-Espanhol, mas não fala quase nada ainda). Nossa ideia e fazer um curso regular de espanhol aí. Também somos jornalistas e eu trabalho com design gráfico, pelo que também seria massa fazer algum curso na minha área.

    Desculpa esse relato todo... é que estamos começando agora as mil pesquisas relacionadas a burocracias / documentos, moradia e também a onde poderíamos estudar aí / ou até mesmo conseguir um emprego de meio/periodo para ajudar nas contas.

    Você conhece alguma universidade / centro com curso de longa duração (um ano) para brasileiros aí?

    E já que vamos ficar só um ano (em princípio jejeje), a burocracia / documentos necessários / trâmites são os mesmos ou fica mais tranquilo?

    Bom, sigo lendo todos os seus posts! Se tivesse achado este blog antes, teria tentado te conhecer para apertar sua mão e agradecer pessoalmente o serviço que você presta a seus irmãos daqui que querem tentar a vida em BsAs.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Opa.. valeu mais uma vez pela visita Fabio! E melhor ainda que deu pra esclarecer algumas coisas!!
    Abrass

    ResponderExcluir
  15. E ai Jean, tudo blz?
    Poxa, muito obrigado pelas palavras.
    Sempre que leio um comentário assim, dá mais vontade de seguir escrevendo.
    E essa é a idéia mesmo, ajudar aos brazucas!
    Bom, eu conheco um lugar chamado "casa do brasil".
    Além de ensinar português é claro, também, tem aulas de castellano.
    E as aulas nao sao caras!
    Quanto aos procedimentos, para 1 ou 5, são os mesmos.
    Residencia temporaria / DNI / CUIL
    Qualquer dúvida escreva e sorte pra vocês dois.
    E quando tiverem por aqui, aparecam no "Um café e muitas histórias"!!
    Estão super convidados!!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude a divulgar o blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o códido abaixo no seu site para exibir esse banner!