20 de mar de 2010

Casa da Cultura

O edificio foi construído para o jornal "La Prensa". Hoje é ocupado pela Casa da Cultura do Governo de Buenos Aires. É um dos edifícios do século XIX mais luxuosos da cidade.


A obra foi encomendada por José C. Paz, fundador do jornal "La Prensa", a um escritório de arquitetos parisiense. O projeto contemplava setores para todos os passos do processo de confecção de um jornal, incluindo a impressão e distribuição. O desenho foi completado e executado em Buenos Aires pelos engenheiros Alberto Gainza e Carlos Agote.
O edifício, de seis andares e dois subsolos, está estruturado em torno de um pátio central. Foi equipado com a última tecnologia da época: um sistema de comunicação interna de tubos pneumáticos, telefones e emissores e receptores de cabos de notícias.
O primeiro exemplar do "La Prensa" apareceu em 1869. Na primeira metade do século XX, "La Prensa" chegou a ser o jornal mais popular do país , com correspondentes em todas as províncias,  em todas as capitais do continente, na maioria dos países europeus e em outras nações do mundo.
Após ser fechado várias vezes e passado por crises financeiras, em 1992 o jornal mudou-se para um edifício de Puerto Madero, e em 1993 o governo de Buenos Aires instalou no lugar a Casa da Cultura, que organiza espetáculos, cursos e oficinas, além de outros escritórios do governo.

Enjoy³

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude a divulgar o blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o códido abaixo no seu site para exibir esse banner!