31 de mar de 2010

Cemitério Recoleta

 
 
Foi o primeiro cemitério público da cidade; hoje é o mais elegante e aristocrático. Em seus quase seis hectares estão sepultados próceres da Independência, presidentes, políticos, militares, cientistas, artistas e celebridades.

No princípio do século XVIII, os monges recoletos instalaram-se nos terrenos, onde em 1732 edificaram a "Iglesia del Pilar", uma das mais antigas que preserva Buenos Aires.

Em 1822, após a expulsão dos monges, como conseqüência da reforma Geral da Ordem Eclesiástica, o horto do convento foi convertido em cemitério público.
Seu traçado é obra do engenheiro francês Próspero Catelin, e foi remodelado em 1881, pelo arquiteto Juan Antonio Buschiazzo, sendo intendente (prefeito) Torcuato de Alvear. O escultor italiano Giulio Monteverde realizou o Cristo que preside a capela.

No Recoleta estão os restos, dentre outros, dos caudilhos e inimigos políticos do século XIX Rosas e Quiroga; dos presidentes Sarmiento, Mitre, Yrigoyen; da primeira dama e líder política Eva Perón; dos escritores José Hernández, Bioy Casares, Silvina Ocampo, esposa do anterior, Girondo, Mallea; dos ganhadores do Prêmio Nobel Federico Leloir (química) e Saavedra Lamas (paz).
Muitas das abóbadas e mausoléus são obra de importantes arquitetos e estão adornadas com esculturas. Mais de 90 abóbadas foram declaradas Monumento Histórico Nacional.

2 comentários:

  1. Olá Junior, tudo bem?

    Também sou uma moradora e e apaixonada por Baires.

    Tenho um blog que se chama BAires que está hospedado no portal da MTV. (www.mtv.com.br/baires)

    Como há tempos acompanho vários blogs de brasucas por terras porteñas, tive uma idéia: Porque não juntarnos para tomar um cafézinho, jogar conversa fora e falar sobre nossas aventuras por aqui?

    Já estou entrando (ou tentando) em contato com algumas pessoas.

    Se tiver interesse em se juntar com a gente mande-me um e-mail, assim combinamos melhor, ok? Besitos. (baires.mtv@hotmail.com)

    Ligia

    ResponderExcluir
  2. òtima idéia Ligia!
    Vamos entrar em contato ok??
    Ah, adorei seu blog.. hahahaha De mais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude a divulgar o blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o códido abaixo no seu site para exibir esse banner!