5 de nov. de 2009

Mentira tem perna curta




O famoso refrão acima de que as mentiras têm perna curta pode fazer-se realidade em qualquer tipo de busca de emprego, só depende de você para que isso não aconteça e que os acontecimentos continuem fluindo naturalmente.
No momento de criar um bom currículo a maioria cai na tentação de mentir ou exagerar em alguma informação com a ilusão de que se irá garantir uma leitura e ate mesmo de que a informação será levada em conta. Porém, nunca faça esse processo de mentira ou exagerar, já que pode ser descoberto em qualquer momento com efeitos extremamente negativos para os candidatos e para a empresa.
Porém isso não parece ser dado em conta por quem cria um CV já que segundo estatísticas oficiais das empresas nos Estados Unidos. Entre 35% e 40% dos candidatos admitem haver falsificado seu CV ainda que seja nos detalhes mínimos. Os detalhes nos quais provavelmente é mais comum mentir é indicar empregos em empresas que já deixaram de existir a algum tempo o diretamente em companhias que nunca existiram. Isso é o mais comum porque é impossível comprovar as referências.
Outra mentira muito comum que se falsifica é a quantidade de estudos que realizou faculdades e até mesmo pós graduações que jamais existiram. Ou até mesmo super-inflar as qualificações. Também omitir empregos que podem a chegar a desmerecer o CV é outra mentira que são muito comuns.
É por esses motivos que é muito importante não falsificar dados já que em primeiro lugar prejudicará a sua imagem e o mais provável é que seja descartado da empresa, logo seu CV e sua imagem ficarão manchados com esse tipo de incidente e também será difícil voltar a encontrar um emprego com essas características. Por ultimo pode-se prejudicar a empresa e a mesma, pode começar um processo legal se a mentira é muito grande.
Nada mais vergonhoso do que dizer que você sabe muita coisa de computadores, e na hora de fazer um teste prático, você não sabe nem mesmo a diferença entre um email e um endereço de internet...rs

Enjoy³



Um comentário:

  1. E ae camarada...Td certo?
    Achei seu blog numa pesquisa rapida pelo google...estou atras de informacoes pra estudar na UBA...quais sao os primeiros passos aqui no brasil, se existe alguma restrição ou tipo de seleção... Nao sei nada ainda...Se estiver disposto a me ajudar, sou grato...
    Eu vou aqui...
    Um abraco...

    Pedro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude a divulgar o blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o códido abaixo no seu site para exibir esse banner!