25 de jan de 2010

Tenho uma entrevista de emprego, e agora?






Seu currículo tem atraído o interesse de uma empresa. Você esta impaciente e nervoso porque não sabe o que esperar. Apresento o que são os testes mais comuns nos processos de seleção, mas antes um conselho se aplica a todos eles: calma, mostrar-se como você é e, acima de tudo, honestidade. 

● Cara a caraA entrevista é o básico e a mais importante peça em um processo de seleção. Entrevista por telefone, entrevista em outro idioma, entrevista pessoal ... são algumas das versões do teste. Em todos, é importante que você se expresse claramente, parando e sem interromper o seu entrevistador, demonstrar interesse e cordialidade. É também essencial no caso de uma entrevista pessoal, a aparência física que você se apresenta e não se atrase. E sempre diga a verdade, não seja indiscreto, controle os tiques, seja preciso nas respostas, tente ficar relaxado, ser informado com antecedência sobre a empresa e seus negócios, e assim por diante. 

Linha aqui, linha aliTestes psicológicos medem várias habilidades dos candidatos: habilidade verbal, habilidade numérica, capacidade de abstração e raciocínio lógico. Elas podem ser em grupo ou individualmente e, geralmente, são corrigidos pelo computador. Os resultados dão origem à elaboração de um relatório sobre os aspectos mais relevantes da personalidade de cada candidato. No caso de um processo de seleção inclui testes psico-sociais, é o primeiro teste que costuma fazer. Você se preparar antecipadamente com testes que você encontra em vários manuais e páginas de internet. 

Desenhos. Tudo nestes testes parece esconder uma armadilha. Não fique louco com um teste de personalidade, mas sim responda normalmente. No final do dia, como dizem os especialistas, quando falamos de personalidades não há respostas certas ou erradas, tudo depende do que se procura. Estes testes meden os traços de personalidade como um sentido de responsabilidade, auto-estima, motivação ou capacidade de se relacionar com os outros. Geralmente é melhor responde-las com absoluta sinceridade, sempre pensando positivo e não respostas muito extremistas. 

Sua caligrafia. A escrita é uma técnica de avaliação baseada no estudo da letra do candidato. Analisar a personalidade de uma pessoa através de 78 parâmetros diferentes. Três áreas de estudo: atitudes intelectuais, as atitudes para o trabalho e personalidade. Graças a estas variáveis pode se detectar se o sujeito está mentindo ou sendo sincero, ou se seu caráter é estável ou irritado. Não é possível que alguém, sabendo que sua letra será analisada, melhora a caligrafia? Claro, mas os especialistas contam com isso. Em toda escrita a primeira parte é sempre muito mais cuidada, mas com o desenrolar da escrita,acaba tornando-se em um ato inconsciente. A segunda parte dos textos e, claro, é aquela que fornece mais informações para a empresa. 

Como uma equipe. Durante o desenvolvimento de uma dinâmica de grupo, o condidato participa de uma ou várias sessoes de jogos e exercícios de forma coletiva, destinado a promover uma mudança de atitude ou assimilar uma série de conhecimentos. Cada vez mais as empresas utilizam técnicas de grupo para fortalecer os laços de companheirismo, introduzir novos conceitos e valores, reforçar as competências e reduzir a tensão entre seus empregados. O que é importante nesses testes é demonstrar que é um membro útil dentro de uma equipe, uma pessoa que traz coisas positivas para o grupo. Neste momento atuar de forma natural sem perder a compostura. 

E muito mais. A partir de testes técnicos e práticos pode-se avaliar o conhecimento de programas de computador ou o nível da escrita, o candidato para enfrentar um jogo(esses de video game mesmo) ... Todos os tipos de testes são possíveis. Cada empresa tem suas próprias necessidades e quer ter a certeza de escolher o candidato mais adequado. Diante disso, a melhor opção é ... estar preparado o melhor possível!


Idioma. Nunca coloque que você é fluente em uma lingua que você não é. Fique calmo e relaxe. Possivelmente o entrevistador, fala a sua lingua e vai entender se você não domina a lingua local. Afinal, dependendo para qual a vaga, o que importa é o seu idioma.



Enjoy³

2 comentários:

  1. Junior meu reiii
    quando vamos nos ver...tenho muitas saudades
    manda um abracao pro julio oks..
    cara consegui o alcohol52% pra ti com tutorial..da uma olhada na pagina esta..oks

    beijos...

    http://leonardoviana.blogspot.es/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Bom, acho q vc viu que agora vais poder ter sua revalida com uma prova teoria e mais uma pratica.. mas pra isso a UBA tem q ter mais de 7.200 horas

    Queria saber a quantidade de horas, sem o CBC.
    E se vc souber de mais alguma, fico grata : )


    Beijos Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude a divulgar o blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o códido abaixo no seu site para exibir esse banner!