20 de jan. de 2010

Guias Turisticos de graça em Buenos Aires


Não é preciso se gabar por ter um amigo portenho que possa levá-lo para conhecer lugares freqüentados apenas pelos nascidos na capital argentina. O Cicerones de Buenos Aires, organização sem fins lucrativos reconhecida pelo governo, guia os turistas gratuitamente pela capital, aconselha e orienta os viajantes.

Os passeios variam de acordo com o gosto do freguês, e os guias são voluntários, pessoas que "amam a cidade". Não há uma rota fixa. O turista atendido pelo Cicerones precisa ter a "mente aberta" e contar que áreas mais lhe interessam. Arquitetura, museus, vida cotidiana, tango ou futebol.

O viajante que tem aversão a ficar preso em city tours ou com guias na sua cola pode ficar tranqüilo.

A idéia de criar o grupo surgiu em 2001, numa roda de amigos, viajantes freqüentes, que acreditavam que os portenhos passavam uma imagem negativa não só aos turistas estrangeiros mas também aos argentinos do interior, a despeito de todos os atrativos de Buenos Aires.

O objetivo era reverter a imagem negativa transmitida pela TV --os panelaços, manifestações na capital que culminaram com a renúncia do então presidente Fernando de la Rúa em dezembro de 2001--, que circulou por todo o mundo.

O Cicerones de Buenos Aires funciona desde 2002. Hoje conta com cerca de 50 voluntários, pessoas de 18 a 70 anos, inclusive guias que falam português. Mensalmente, o grupo atende de 20 a 25 grupos de visitantes, com no máximo seis pessoas, em visitas de até três horas de duração, feitas a pé ou em transporte público.

O público brasileiro representa 25% dos atendimentos. O primeiro contato deve ser feito pela internet, por meio do site www.cicerones.org.ar ou do e-mail: cicerones@cicerones.org.ar.

Enjoy³

2 comentários:

  1. Jr,
    Essa idéia de Cicerones é muito boa, valeu por divulgar, quem sabe não entro em contato com eles hauahua Beeeijo

    ResponderExcluir
  2. Bah...não sabia que tinha isso! Muito bom!

    besos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude a divulgar o blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o códido abaixo no seu site para exibir esse banner!