25 de dez. de 2009

Feliz Natal!


28 de nov. de 2009

Novo DNI argentino

Uma luz no fim do tunel para os °brazucas° residentes em Buenos Aires: O governo implantou o novo DNI, e isso afeta diretamente a nós extrangeiros.
Antes, era necessário enfrentar uma fila gigantesca apenas para poder marcar um horário para atendimento e dar início ao processo. Depois o tempo de espera era uma incógnita, afinal, muita gente conseguia o documento em 3 meses, outros em 1 ano e em muitos casos em mais de 3 anos.
Depois mais um dia inteiro na fila para retirar o documento. Um verdadeiro martírio...
Agora o processo é bem diferente: Você liga para o número (011) 4317 0234 e marcar um horario para atendimento. Depois de tudo feito, você recebe ele na sua casa. No maior conforto, e muitas horas de fila economizadas.
Segue abaixo os documentos necessários para o novo DNI

- Residência temporária ou permanente;
- Comprovante de residência;
- Pagar uma taxa que varia de 25 pesos


http://www.nuevodni.gov.ar/preguntas.htm


Enjoy

27 de nov. de 2009

Uma pequena ausência




Talvez alguém tenha percebido, mas faz algum tempo que eu não atualizo o blog.
Mas é por um bom motivo: Fazem 3 semanas que me mudei e estou sem internet em casa. Provavelmente irei postar apenas uma vez por semana.
Assim que tudo voltar ao normal, continuarei a postar normalmente. Tenho todos os comentários salvos no meu email e logo irei responder á todos!

Abraço e sucesso!

Enjoy³

11 de nov. de 2009

Custo de vida em Buenos Aires


 
 
Sempre que um brasileiro me procura para tirar alguma dúvida sobre morar em Buenos Aires, acredito que 90% dessas pessoas me fazem a mesma pergunta: “Qual o custo de vida em Buenos Aires?”. Então seguindo a dica do meu amigo Leonardo (salve saci!!) hoje vou falar um pouco sobre esse tema que perturba tanto as pessoas.
Vamos começar com o salário mínimo que na Argentina é 2400,00 pesos. Aposto que você deve estar calculando isso em reais não? Eu já sabia! Esse valor em reais é mais ou menos 1000 reais. Eu aconselho a não pensar assim, fazendo essa conversão sempre. Afinal, se você for trabalhar aqui, vai ganhar em pesos. Se você tiver sorte de alguém lhe enviar dinheiro do Brasil, essa transformação é válida ok? Até onde me lembro, o salário mínimo no Brasil era de 450,00. Algum brasileiro vive com isso? Impossível!
Eu sempre digo que é muito relativo o custo de vida aqui, afinal, nunca se sabe se a pessoa toma coca-cola todos os dias, se costuma sair todos os finais de semana, se come sucrilhos no café da manhã, e por ai vai. Na minha opinião é possível sim, viver com um salário mínimo em Buenos Aires. Depende de você, o que você vai fazer com o seu. E se você é daquelas pessoas que vivem dizendo que dinheiro não traz felicidade, tudo bem, pode depositar o seu na minha conta!..rs
Abaixo vou colocar alguns preços, porque são os mais requisitados para comparar e assim você terá uma idéia dos gastos. O mais engraçado, é que o produto que mais me perguntam o preço, é o Big Mac. Os valores estão em pesos.
 
Última Atualização: 30/05/2011
Aluguel mensal de uma kitinete no centro
$ 2000,00
Aluguel mensal de uma kitinete em um bairro
$ 1400,00
Coca-cola 2lts
$ 7,00
Big Mac (promoção nº1)
$ 22,50
Passagem de ônibus
$ 1,25
Passagem de metrô
$ 1,10
Pão francês
$ 0,25
Carteira de cigarro (Marlboro)
$ 8,00
TicTac (aquelas balinhas laranjas)
$ 2,00
Parrilla para 2 pessoas
Borracha de panela de pressão
Apontador de lápis azul
Salgadinho Dorito's
Caixa de hamburguer c/ 24uni
Laranja (preço por kilo)
Banana (preço por kilo)
Alface (preço por kilo)
Feijão (preço por kilo)
Cerveja Quilmes 1 litro
Internet 3mb por mês
Pizza Muzzarela grande
Creme Dental 120g

$ 90,00
$ 12,50
$ 2,50
$ 6,00
$ 45,00
$ 9,00
$ 8,00
$ 6,00
$ 15,00
$ 8,00 
$ 80.00
$ 30,00
$8,00
POR FAVOR, o preço de cada produto que eu coloquei acima, é uma média. Com certeza variam de um lugar para o outro. Usem como base, mas jamais como preço real ok? Não gostaria de alguém brigando comigo no MSN porque pagou $ 9,00 pesos numa garrafa de coca-cola. Não mesmo...rs

Existem produtos que você não vai encontrar aqui, como guaraná Antartica, feijão carioca (mãe, 6 meses sem comer feijão!), farinha de mandioca, pé-de-moleque, paçoca, lanche mirabel, bolacha trakinas (sonho todos os dias com elas), sagu, brigadeiro, cajuzinho, pastel de camarão, água de côco, pinhão, chandele, yakut, rapadura, quindin, côcada, goiabada, e muitos outros produtos. Gostaria de agradecer ao Leonardo pela elaboração dessa lista aqui. Ninguém merece ficar sem tudo isso não é Leo? ...rs
Veja tambiém:
 
 
 
 
Alguma dúvida?
Ficou com alguma pergunta entalada na garganta?
Bom, procure na internet ok?
Brincadeira...rs
É só mandar um email, ou deixar um comentário que eu respondo.
 
Enjoy³

9 de nov. de 2009

Cala a boca Magda!!!




Um dos grandes problemas do espanhol, é que existem muitas palavras parecidas em português. Ou seja, tem um significado numa língua e outro completamente diferente em espanhol. E nada melhor do que aprender falando não é?
Então vou contar como aprendi uma palavra que com certeza jamais vou esquecer: Foi num aniversario da prima de um amigo aqui. Estávamos todos juntos na mesa e eu o único “estrangeiro”. Fiquei lá, afinal, meu espanhol não é dos melhores. Mas sempre rindo de alguma coisa, ou concordando. Esse é um truque que eu aprendi: Se você não entendeu, dê uma risada (não exagere) e olhe para o lado... rs, sempre funciona! Quando uma das amigas do meu amigo tenta puxar assunto comigo, até que me saio bem. Conversamos fluidamente. Os assuntos eram os mais variados possíveis. Até que num ponto, estávamos falando de batata palha, e eu brincando digo: Porque não fazem uma HORTA de batata-palha??
Silêncio total... Todos me olhavam... E eu nem sabia por quê! Obvio que fiquei vermelho na hora! Meu amigo todo sem jeito também, explica a todos que sou brasileiro e estou aprendendo a língua. Para quem não sabe HORTA ou HORTO em espanhol, significa “cú”. Isso mesmo! Depois de saber o real significado, fiquei mais envergonhado ainda. Existem mais outras palavras que devem ser evitadas em publico e logo vou postar sobre elas. Alguém aqui já passou uma situação parecida? Espero que não!
Bom, eu gostaria de agradecer aos emails e comentários que estão me deixando aqui no meu blog. Valeu mesmo gente! Fico muito feliz que tem muita gente torcendo por mim, dando a maior força! É super reconfortante e dá muito ânimo! Se alguém tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário ou mandar um email!
Abraço á todos!

Enjoy³

5 de nov. de 2009

Mentira tem perna curta




O famoso refrão acima de que as mentiras têm perna curta pode fazer-se realidade em qualquer tipo de busca de emprego, só depende de você para que isso não aconteça e que os acontecimentos continuem fluindo naturalmente.
No momento de criar um bom currículo a maioria cai na tentação de mentir ou exagerar em alguma informação com a ilusão de que se irá garantir uma leitura e ate mesmo de que a informação será levada em conta. Porém, nunca faça esse processo de mentira ou exagerar, já que pode ser descoberto em qualquer momento com efeitos extremamente negativos para os candidatos e para a empresa.
Porém isso não parece ser dado em conta por quem cria um CV já que segundo estatísticas oficiais das empresas nos Estados Unidos. Entre 35% e 40% dos candidatos admitem haver falsificado seu CV ainda que seja nos detalhes mínimos. Os detalhes nos quais provavelmente é mais comum mentir é indicar empregos em empresas que já deixaram de existir a algum tempo o diretamente em companhias que nunca existiram. Isso é o mais comum porque é impossível comprovar as referências.
Outra mentira muito comum que se falsifica é a quantidade de estudos que realizou faculdades e até mesmo pós graduações que jamais existiram. Ou até mesmo super-inflar as qualificações. Também omitir empregos que podem a chegar a desmerecer o CV é outra mentira que são muito comuns.
É por esses motivos que é muito importante não falsificar dados já que em primeiro lugar prejudicará a sua imagem e o mais provável é que seja descartado da empresa, logo seu CV e sua imagem ficarão manchados com esse tipo de incidente e também será difícil voltar a encontrar um emprego com essas características. Por ultimo pode-se prejudicar a empresa e a mesma, pode começar um processo legal se a mentira é muito grande.
Nada mais vergonhoso do que dizer que você sabe muita coisa de computadores, e na hora de fazer um teste prático, você não sabe nem mesmo a diferença entre um email e um endereço de internet...rs

Enjoy³



29 de out. de 2009

Máfia Chinesa




Lembram do filme “Os aventureiros do bairro proibido”?
Foi a primeira coisa que me veio na cabeça quando entrei a primeira vez em um supermercado aqui. Chineses com aquelas caras de quem têm algo a esconder... rs
Não importa em qual mercado você entre, no balcão da gerencia sempre esta um chino lá dentro. É impressionante como eles tomam conta. E são incrivelmente parecidos em todos os aspectos. Mercados velhos, sujos e caros! Uma dica: Tente evitar comprar produtos refrigerados, carnes e coisas do tipo. Quase todos (pra não dizer todos) desligam os refrigerados durante a noite. Já comprei leite, yogurte e até carne, que estavam estragados porque não foram refrigerados durante a noite.
A máfia chinesa domina os mercados. É até engraçado entrar em um. Normalmente a música ambiente é do país deles. Ou seja, você não vai entender nada.
Meu conselho é que você deixe para comprar produtos “gelados” nas grandes redes de supermercados, como o Carrefour, Coto, etc. E também porque você tem o serviço de entrega (aqui se diz “envio”) e são super confiáveis. Claro que isso não quer dizer que você não vai comprar um ovo estragado no Carrefour, obvio!
Já vejo amanhã no meu MSN alguém dizendo que eu disse que no Carrefour são 100% confiáveis. DONT DO THIS!
E cuidado, nunca se sabe quando um chino cheio de raios vai aparecer na sua frente! (essa piada é só para quem já assistiu ao filme que eu citei acima... rs)

Enjoy³



23 de out. de 2009

Finalmente, um emprego!





O telefone toca enquanto almoço depois de mais uma manhã procurando emprego pela cidade. O número é confidencial. Olho para os lados, e mentalmente penso positivamente. A voz, do outro lado, já me é conhecida.
- Oi Júnior, parabéns, agora você faz parte da nossa equipe!
Milhares de coisas voaram na minha mente. Pensei na minha mãe, na família, nos amigos em tudo. Um peso gigante parece ter saído dos meus ombros.  Fiquei tão feliz, que pulei tentando tocar os pés no alto, como Charles Chaplin, mas foi tão desastroso que derrubei tudo de cima da mesa. Se alguém na rua tivesse visto, certamente pensaria: “Esse aí, fumou muito”... rs
Mas é isso mesmo, finalmente consegui um trabalho, e até já assinei o contrato. Lembro-me muito bem, quando cheguei pela primeira vez na Avenida Nove de Julio e fiquei maravilhado com a beleza dos prédios e a quantidade de empresas boas que estavam instaladas. Parado, tentando ver o final da avenida pensei: "Um dia, vou trabalhar aqui!" Dito e feito! Hoje, a empresa, fica na Avenida Nove de Julio.
Perdi as contas de quantas vezes saí pelas ruas em busca de emprego. Chuva, sol, vento, dia, noite... Muitas vezes eu fazia mais ou menos um percurso de dez ou doze kilometros pelas ruas. Eu saia de casa às 8 da manhã e voltava as quatro, cinco horas da tarde. Sem comer nada. Voltava e logo ia pro fogão cozinhar alguma coisa para comer. E nesse caminho eu descobri o lado bom e o lado ruim de viver aqui. Com o tempo, aprendi como me preparar para uma entrevista de emprego, recebi muitos FEEDBACKS que me ajudaram a me preparar melhor para a próxima entrevista. E cada porta que se fechava na minha frente, me dava mais força para seguir em frente.
Lembro que certa vez li uma reportagem que me alertou para uma posição que muitas vezes eu mesmo me colocava em uma entrevista: Na ofensiva.
Chegamos à entrevista com aquela cara de quem precisa muito do emprego. Não importa o que o entrevistador nos diz, e simplesmente concordamos com ele. Para tudo dizemos que sim, tudo esta ótimo, não importa o que seja, afinal, você só quer o emprego não é? Errado! A empresa também precisa de você. Ponha-se na posição de quem sabe o que quer. Que conhece sobre a empresa, sobre a possível vaga. Pergunte sobre o posto pretendido. Qual tipo de perfil desejado, enfim, mostre que você está interessado pelo emprego, mas não fique na defensiva. Depois de mudar a minha posição de defensor para atacante minhas possibilidades de um emprego aumentaram consideravelmente. Na última semana, recebi 4 propostas de trabalho e acabei optando pela melhor, onde eu poderia trabalhar e estudar. Optei por um call center, seis horas por dia, cinco dias por semana. E o salário é muito bom. (O salário mínimo em Buenos Aires é de mil e quinhentos pesos)
Agora é tempo de plantar. Trabalhar muito e voltar a fazer planos para o futuro.

Tin Tin, um brinde á felicidade!

Enjoy³

22 de out. de 2009

Dia de Primavera






Feriado de Primavera
Pegue sua cesta de piquenique, um lençol bem grande e chame seus amigos, porque hoje é dia de Primavera. Um dos mais festejados feriados dos portenhos é quando no dia 21 de Setembro, se comemora o dia da primavera.
Pessoas lotam lugares como Puerto Madero, La Costanera e os grandes parques (Parque Palermo, Plaza Intendente (Recolleta), Parque de Las Heras e muitos outros. Neste dia não há aulas nas escolas, muitos saem mais cedo do trabalho. Apenas para o prazer de dar as boas vindas á nova estação.
Gente por todos os lados, jogando bola, conversando, tomando tererê, mate, comendo, correndo, gritando, dando risadas trazem o verdadeira sentido das estações: Trazer novos momentos, novas experiências e novas colheitas. Não importa a hora que você chegar, mas o que importa é o fato de curtir esse feriado. E não é a toa que as pessoas quando se cumprimentam, te desejam “feliz dia de primavera”.
Mesmo quando o Sol se põe, as pessoas ainda estão no mesmo ritmo de alegria. É difícil ver um feriado assim. Muitos dizem que é apenas uma desculpa para que os estudantes possam ficar sem aulas, e para os empregados, matarem serviço, mas a meu ver, é uma das poucas maneiras dos argentinos fugirem da sua rotina.
Eu passei este dia em um parque bem perto de Puerto Madero, minha segunda vez aí, e não recomendo para nenhuma família. Nas duas vezes que eu fui, houve brigas e muita correria. Em um segundo você está numa boa, conversando ou jogando bola, e no segundo seguinte, você olha e vem aquela multidão correndo na sua direção. Restam poucos segundos para você agarrar suas coisas e não ser roubado. É isso mesmo. Quando acontecem essas brigas, muitas pessoas se aproveitam do momento para fazer o famoso “arrastão”. Então, cuidado!
Mas de resto, o dia de Primavera é uma data muito legal de se passar em Buenos Aires, assim como o dia do Amigo, que aqui também é comemorado.  Ah, vale a pena dizer que não é feriado oficial, pelos menos, por enquanto...

Enjoy³












16 de out. de 2009

Trânsito em Buenos Aires





Hoje eu estava no ônibus voltando para casa, quando de repente o motorista pára em frente a um kiosko e entra. Fiquei parado, tentando imaginar o que poderia estar acontecendo. Pensei que ele estava fugindo da policia, que era algum tipo de treinamento anti PCC (quem morou em São Paulo sabe o caos que ficou a cidade no ano de 2006), pensei de tudo, tudo mesmo. Depois de alguns minutos volto o motorista, com uma cara aliviada e olhando para as pessoas da um aviso:
Desculpa gente, mas eu tava apertado pra caramba
Achei isso muito hilário.
E é com esse pequeno ocorrido que hoje eu vou falar um pouco do trânsito de Buenos Aires.
Eu me lembro uma vez quando assisti pelo Discovery Chanel, uma reportagem falando sobre o trânsito na Índia. Milhares de carros, motos, ônibus e animais disputam cada centímetro da rua.
Em Buenos Aires, não existem tantas pessoas assim, mas nem por isso é menos caótico.
Acredite. Um pedestre dificilmente é respeitado. Nem mesmo se ele estiver na faixa de pedestre.
Em avenidas de grande movimento como a Nove de Julio, Corrientes, Rivadavia e muitas outras, ônibus e carros disputam seu lugar na rua. Os motoristas são incrivelmente impacientes. O semáforo nem abre, e já tem algum motorista buzinando sem parar. Cinto de segurança? Apenas enfeite dentro do carro. Capacete da moto? Talvez eles nem saibam o que é isso. Guarda de transito? Eu nunca vi nenhum por aqui.  Veículos parados no meio da faixa de segurança ou estão estacionados no meio da rua e muitos em péssimas condições de conservação.
Na semana passada conheci um grupo de chilenos, que estavam conhecendo a cidade. Uma das mulheres, numa conversa muito rápida, me confessa que jamais havia visto algo parecido com o trânsito de Buenos Aires. “Loucos, irresponsáveis e muitos barbeiros” foram as palavras que ouvi. E não deixa de ser mentira não. É uma pena.
Então, futuros moradores ou apenas turistas, ao vir para Baires, sempre prestem muita atenção ao cruzar a rua, ao sair do taxi, ou até mesmo, ao andar na calcada. É preciso atenção redobrada se você tiver crianças.


Enjoy³

15 de out. de 2009

Caras-pintadas do Século XXI




O país vive sempre a mesma história.
Quando você liga a TV, quando pega seu jornal de manhã cedo, ou ate mesmo numa mesa de bar, o assunto é sempre o mesmo:
Dinheiro que foi desviado,  mais um derivado do mensalão, cartões que fazem milagres e por ai vai.
O engraçado é que toda vez que isso aparece na mídia, outra coisa aparece e logo esses escândalos desaparecem.
Não tem como não ficar indignado quando ouço alguém dizer: "mas sempre foi assim".
Vivemos na época mais globalizada, onde você tem as informações na frente do seu computador, numa mensagem de celular, tudo fácil, mas muito difícil de acontecer.
Com o avanço da internet, o acesso as informações tornou-se muito mais fácil, mas acabou ficando superficial. Hoje, as pessoas só prestam atenção às manchetes e não na noticia como um todo.
O assunto sobre política nas mesinhas de bares, sempre rendeu muitas brigas, mas encontrar alguém que saiba algo realmente necessário de política, isso é muito difícil de acontecer.
Pergunte para qualquer um de seus amigos, qual o nome do vice-presidente? E o ministro da fazenda?
Duvido que alguém saiba responder isso com firmeza.
Agora pergunte á um jovem qual o nome das casas no famoso livro Harry Potter e todos responderão com um belo sorriso no rosto.
Política para os jovens do meu tempo é algo que não vale a pena, como alguns dizem.
A política em nosso país nunca foi tão "assistida" pelas pessoas.
A todo o momento se assiste nos noticiários, e temos até a nossa TV SENADO (alguém assiste a esse canal?).
Mas ainda falta muito para as pessoas terem uma "consciência política".
Mudamos nossa maneira de pensar, mas infelizmente, não mudamos a nossa maneira de lidar com esse tipo de pensamento.
Não adianta ficar sentado e ver as coisas acontecerem. É preciso um pouco mais de atitude para a minha juventude.
Temos o direito e DEVER de fazer com que nossos direitos sejam mantidos e seguidos. Devemos ver com mais assiduidade os telejornais e debater com nossos amigos essas disparidades políticas.
Sejamos sempre, jovens, lutadores e inteligentes.
Chega dessa palhaçada na nossa política.
Vamos cobrar dos nossos representantes e assim fazer desse país, um lugar onde os jovens tenham vontade de viver, crescer e ser, e não um país feito de estudantes sonhando com sua fuga para o exterior.



Vontade seja feita...

9 de out. de 2009

Estudar na UBA









Um dos assuntos que as pessoas mais me perguntam é sobre o sistema de estudo da Universidade de Buenos Aires (UBA).
E é claro, sobre o CBC (Ciclo Básico Comum).
Mas nada que uma pequena lida nesse post aqui, não tire suas dúvidas.
Vamos lá!
Todo estudante que pretende fazer um curso da UBA, necessita passar pelo CBC. Para entender o que é o CBC, é mais fácil você imaginar como se fosse um "cursinho" para entrar na faculdade.
São seis matérias que é claro, mudam conforme o curso de sua escolha. Exemplo:
Para o curso de Advocacia as matérias que você irá cursar são: 


Introducción al Pensamiento Científico
Introducción al Conocimiento de la Sociedad y el Estado
Economía
Sociología
Principios Generales del Derecho Latinoamericano
Ciencia Política


Para a carreira de Administração de Empresas:


Análisis Matemático I
Economía
Sociología
Metodología de las Ciencias Sociales
Álgebra
Historia Económica y Social General


Para cada matéria, são feitas duas provas e é necessário um total 13 pontos para não ter que fazer a prova final. Ou seja, você vai pegar a nota da sua primeira prova e somar com a segunda. Se por acaso você não conseguir os 13 pontos, você ainda tem a prova final. Nessa você precisa tirar um quatro ou mais! Facinho não? E ainda tem mais.
Vamos supor que você acabou de chegar a Buenos Aires, não tem a mínima idéia de onde ficam os lugares das provas. Aí você pergunta pro seu amigo e ele te manda para um  lugar longe, mas pense num lugar longe! Quando você chega lá, faltando 20min para fazer sua prova, você descobre que esta no lugar errado, e o lugar certo, fica do outro lado da cidade!!! No final, você perdeu sua primeira prova. (Isso aconteceu comigo... rs)
E agora? O que fazer?
a) Chorar
b) Ligar para sua mãe e chorar também
c) Matar seu amigo
d) Sentar na calçada e tomar um sorvete
e) Todas as alternativas


Bom, se por acaso você perder uma das provas, você ainda pode tentar remarcá-la. Isso mesmo, é o chamado "recuperatório". Você precisa de uma justificativa muito boa. Atestado médico, etc...
No meu caso, quando conversei com o pessoal do cbc, pelo meu portunhol, eles entenderam que eu realmente havia me perdido! E pra dar mais validade a minha história, perguntei como fazia para voltar para casa... rs
Mas pelo menos deu certo!! 


Vamos supor que você não conseguiu tirar uma nota maior que quatro no exame final. Calma, você ainda tem mais duas chances. E se você, nessas duas chances não tirar um quatro????? Meu Deus, troca de curso por que é praticamente impossível né????


Mas é importante deixar claro uma coisa aqui. Estrangeiros que não possuem o DNI, não podem fazer o CBC presencial, aquele onde você freqüenta as aulas. Você precisa fazer o CBC pelo sistema UBA 21.


Agora você que esta lendo aí, deve estar dizendo: Caraca Nasdaq, quanta informação de uma só vez!!!!!
Calma, fica tranqüilo (a) que eu vou te explicar.
O sistema UBA 21 é o mesmo sistema do CBC (mas os conteúdos das matérias são diferentes).
Você compra as apostilas numa livraria e estuda na sua casa. Tem as versões diet também, as fotocópias do livro que podem ser adquiridas nas sedes das tutorias. Existem as tutorias, que são as aulas para você tirar suas dúvidas. 


Uma dica: Não tente ir às tutorias sem ter estudado o conteúdo anteriormente. O professor esta lá para tirar dúvidas e não dar aulas ok?
Você pode consultar a data, os horários e os lugares das tutorias aqui
Na página do UBA 21 possui muita informação útil. Fórum para discussão de exercícios, matérias gravadas em áudio, todo o material do curso e ainda pode marcar um grupo de estudos. Acredito que é uma ferramenta muito valiosa essa questão do grupo de estudos.


Eu gostaria de esclarecer aqui que o conteúdo que posto no meu blog, é produto da minha experiência. Ou seja, coloco o que sei e o que pesquisei. Obvio que pode haver outras maneiras de fazer isso ou aquilo. E se você tem alguma informação que seja útil, por favor, deixe um comentário ou envie um email, ok?


Abaixo tem o site da UBA, do CBC e da UBA 21.


9 de set. de 2009

Residência na Argentina





Há um tempo atrás, eu coloquei como se deve fazer para retirar a Residência Argentina lá no Brasil. Eu recomendo á todos que tiverem como, fazer lá mesmo. Porquê? Menos burocracia, menos tempo de fila, menos preocupações. Mas nem todo mundo pode fazer isso. Seja porque o consulado brasileiro ou argentino não é perto, ou porque como todo bom brasileiro, deixa as coisas para a última hora!
A lista dos documentos foi a que a DNM (Dirección Nacional de Migraciones) me solicitou. Vamos aos documentos necessários.

- Identidade
Cédula de identidade, passaporte ou certificado de nacionalidade com foto, originais. Estes documentos deverão estar válidos, em bom estado e com fotocópias. (O RG tem validade de 10 anos)

- Ingresso
Selo de ingresso no país, estampado no documento de viagem (passaporte) ou no papel migratório. (Esse papel é fornecido se você viajar apenas com o seu RG)

- Certificado de Antecedentes Criminais
Deverá ser emitido pelo país onde você residiu os últimos três anos. O documento  também deve ser legalizado no consulado brasileiro no Brasil, ou aqui na Argentina.

- Certificado de Antecedentes Criminais Argentino
Esse documento é emitido na própria DNM. Você tem duas opções: Pagar 40 pesos e retira-lo em 24 horas ou pagar 20 pesos, e retirá-lo em uma semana. A fila que você enfrenta é gigantesca. Levei 5 horas! Então leve um livro, agulha e trico, cruzadas, leve um mp3, uma televisão, um dvd portátil, um psp, enfim, o que você achar melhor para passar o tempo.

- Pagar a taxa de radicação de 300 pesos
No momento do seu atendimento, o atendente te dará um documento a ser pago. E ali mesmo, dentro da DNM você pode paga-lo. Não se preocupe, a pessoa espera você pagar para dar continuidade no atendimento.


Esses são os documentos necessários. Não se esqueça de tirar fotocópias de TODOS.
Você também precisa marcar uma hora para fazer esse processo. O telefone é esse aqui: 5222-7117. Quando eu liguei, fui bem atendido (tenha o seu passaporte em mãos, ou pelo menos o número dele), e marcaram para 30 dias. Acho que o tempo de espera deve ser igual para todos.
Então, enquanto você aguarda os dias, você pode ir dando entrada nos outros documentos que você necessitar.
A DNM fica na Avenida Antartida Argentina, 1355. Um bom ponto de partida é a estação de trens de RETIRO. Todo mundo conhece. Saindo da estação, você segue reto, atravessando a praça que têm em frente, e seguindo para a sua esquerda, você chega na Avenida Antartida Argentina. Aí, é só virar a sua direita e atravessa a avenida. Existe um colégio naval ao lado. Facinho! Quando eu fui, um guarda disse que era do outro lado... Perdi muito tempo procurando.
Se por acaso você tiver dúvidas, é só entrar em contato comigo, que até posso te levar lá!

No dia agendado, chegue meia hora antes. Tem um balcão de informações logo na entrada. Você ganha uma senha e aguarda para ser chamado, sentado, bem tranquilo. O atendimento não é demorado. Quando tudo estiver em ordem, você espera umas 2 horas e no mesmo dia, sai com a Residência Precária. Esse documento tem a mesma validade que a Residência Permanente(trabahar, ter atendimento médico, tirar seu CUIL), e você fica com ela, até seu documento ficar pronto. Mais 30 dias de espera.

Depois de 30 dias, você volta no mesmo endereço, passa pelo balcão de informações e te enviam para uma outra fila. Nessa, você espera mais ou menos 2 horas e pega a sua Residência Permanente. Com ela, você pode fazer o seu DNI.

Espero que tenha ficado bem claro e ajudado alguém. Dúvidas? É só deixar um comentário que respondo.

Abraços

Enjoy³

6 de set. de 2009

Certificado de Residência




Mais um documento que todo extrangeiro vai precisar aqui na Argentina. O certificado de residência. Eu me lembro que quando fiquei ciente que teria que ter este documento, procurei na net aonde poderia tirar, e todos me indicavam o mesmo lugar: um registro civil.
Eu me perguntava aonde havia um desses. Afinal, nunca vi nenhum por aqui. Certa vez, andando por Palermo, resolvi perguntar á um guarda, se ele sabia algo a respeito. Depois de alguns 30min para tentar chegar no certificado (eu dizia comprovante de residência, ao invés de certificado), fui informado que era só me dirigir á uma comisaría de polícia (delegacia de polícia). No mesmo dia me dirigi para uma, aqui perto de casa.
É preciso levar seu passaporte e dizer o motivo de você estar solicitando o certificado (no meu caso, para tirar o DNI). Você paga uma taxa de 10 pesos (dez) e no máximo em 24hs um policial vai até a sua casa, comprovar que você realmente mora lá, e te entrega o documento.
Comigo o atraso foi de 48hs, e nenhum policial realmente se certificou se eu morava lá. Cheguei em casa da faculdade, e o documento estava debaixo da porta. Muito confiante o serviço não? ..rs

Ah, não se esqueca de levar anotado o seu endereço num papel ou se você for um super-herói, ter ele na sua cabeça. Eu esqueci, não tinha anotado, e tive que aguentar a cara de sarro do policial quando eu disse que não fazia a mínima idéia de onde eu morava...

Enjoy³

5 de set. de 2009

Valeu Brasil!!

BRASIL 3 x 1 Argentina!

Como é bom isso!!! uhsauhsuahsha

CUIL?




Muita gente se pergunta se é possível trabalhar aqui na Argentina, sendo extrangeiro. A resposta é bem clara, sim!
E como em qualquer país do mundo, é sempre bom estar com os documentos em dia. E em cada país, é exigido um tipo de documentação, aqui além do DNI (Documento Nacional de Identidade) é necessário ter o Cuil.
O cuil (Código Único de Identificação Laboral) deve ser um dos primeiros documentos que você deve retirar aqui na Argentina.
O processo é bem fácil
É só ir a alguma unidade da ANSES (Administração Nacional De Seguridade Nacional), levar seu certificado de residência e os papéis da sua residência. Não se esqueca de tirar fotocópia de tudo.
Pelo que me disseram, no mesmo dia você sai com o CUIL na mão.

Muitas empresas ainda exigem que você tenha o DNI, mas em poucos casos. Como a demora para tirar esse documento é muito grande (para um argentino não fica pronto em menos de seis menos, para um extrangeiro, três anos), as empresas acabam solicitando apenas o CUIL mesmo.

A fila na ANSES é pequena, nada comparada a DNM (Direccion Nacional de Migraciones). Lotada de gente por todos os lados.

Aqui vai o site da ANSES pra quem tiver alguma dúvida. O telefone pra quem mora em Buenos Aires é o 130.

Enjoy³

1 de set. de 2009

Estudar e estudar!





Depois de umas longas férias é hora de erguer as mangas e voltar a estudar!
Fazer o CBC (via UBA XXI) tem seu lado bom, e seu lado ruim.
O lado bom é que o curso é não presencial, ou seja, você estuda em casa, quando quer e como quer.
Você pode ler no banheiro, enquanto cozinha, ou tentar estudar na frente do pc, com o msn aberto...rs
O lado ruim é que você têm as tutorias para te ajudar, ou, deveriam te ajudar...
Pra quem não sabe, tutorias são aulas para tirar suas dúvidas. É uma aula, com um monte de gente, perguntando coisas que você provavelmente já sabe e que te atrasam mais ainda.
Você levanta o braço pra perguntar algo, e alguém já fez isso na sua frente. E essa mesma pessoa, faz a mesma pergunta, que foi respondida há três minutos atrás.
O legal é que o professor faz uns desenhos legais no quadro... 

Ah, fiquei feliz hoje, o motorista entendeu quando eu disse: Veinticinco! uhsuahsau

Enjoy³

29 de ago. de 2009

Empregos na Argentina






Arrumar emprego no Brasil, a gente sabe que não é uma tarefa das mais fáceis.
Arrumar emprego na Argentina é muito mais complicado.
Eu ainda acredito que a famosa " costa quente" é o que sempre vale. Costa quente é aquela pessoa que conhece alguém que posso te indicar. Assim, a maratona fica muito mais fácil. E às vezes, é o caminho mais fácil.
Por várias vezes eu andei nas ruas de Buenos Aires distribuindo curriculuns, mas infelizmente até agora nada.
E aqui eu consegui reunir alguns sites onde eu me cadastrei. Espero que algum deles me chame e espero mais ainda que ajude alguém!
É preciso ter um pouco de paciência para fazer o registro em todos. Mas, quanto mais sites você fizer o cadastro, mais chances!
Então pega um café quente, senta numa cadeira confortável e boa sorte!


www.zonajobs.com.ar
www.hirepoint.com/apply.php
www.clasificadosargentinos.com
www.infoempleo.com
www.bolsadetrabajo.blogspot.com
www.bolsadetrabajoceadig.blogspot.com
www.empleate.com
www.jobrapido.es
www.weblaboral1.com
www.dotzero.org
www.infojobs.net
www.adlatina.com
www.ezecuzone.com
www.universolaboral.com
www.jobomas.com

www.contactosdetrabajo.com
www.empleos.universia.com.ar
www.miltrabajos.com
www.trabajofreelance.com.ar
www.cuvitae.com.ar
www.cmd.gov.ar
www.lanacion.com.ar
www.portalrh.com.ar
www.busquedasrh.com.ar
www.weblaboral1.com
www.universobit.com
www.bumeran.com.ar
www.empleos.clarin.com.ar
www.emplear.com
www.itlaboral.com.ar
www.laborum.com
www.trabajoensistemas.com.ar
www.redtelework.com
www.nuevaescuela.net/busquedas_laborales
www.trabajando.com.ar
www.jobrapido.com

Residente na Argentina II


Mais um post antigo 22/03/2009

Ainda na correria dos documentos...
E como não poderia ser diferente, sempre tem algo que não era como que orientaram...
Quando eu fui tirar meu passaporte, eu perguntei para a recepcionista, se ali, na Delegacia da Policia Federal, eles davam o Atestado de Antecedentes Criminais. Ela disse não, que eu poderia fazer isso pela internet e ainda poderia validar na internet também.
Agora que fui no consulado, fiquei sabendo que precisava da assinatura do pessoal da Policia Federal. 
Mais uma vez, voltei lá.
Achei que seria rápido, afinal, um carimbo e uma assinatura, são coisas simples...
Era o que eu achava...
É necessário tirar o documento lá mesmo, num processo que dura 5 dias úteis.
Então, agora é esperar esse documento ficar pronto e ir ao consulado.
Isso é, se não tiver nenhuma novidade né o.O

Abraço à todos!

Enjoy!

Residente na Argentina?


Post do meu outro blog. Apenas trazendo ele pra cá ^^

Bom, mals ae pela falta de atualização aqui. Correria total agora que estou na reta final.
Como eu disse no post passado, fui ao consulado nesta segunda-feira. E é claro, como eu esperava, não consegui de  primeira arrumar minha documentação. Me passaram outra lista de documentos. Viagem em vão, mas pelo menos, quem precisar ir, já sabe o que é necessário.
Foi me entregue uma folha com vários requisitos. E é ela, que repasso abaixo:

Documentos para solicitar residência temporária por dois anos na Argentina
1) Passaporte Válido ou Cédula de Identidade atualizada. ( Se o seu RG tem mais de 10 anos, prepare-se para tirar um novo. )
pois
2) Certidão Negativa de Antecedentes Criminais. ( Você precisa reconhecer a firma da pessoa que assinou a certidão. Então, quando você for retirar a sua, já pergunte para ela, em qual cartório você pode fazer isso. )

3) Certidão de Nascimento. ( Atualizada e em bom estado. É preciso levar uma cópia autenticada. )

4) Declaração de Residência. ( Na verdade, pode ser apenas o endereço onde você vai morar. )

Os itens 2 e 3 devem ser legalizados no Ministério das Relações Exteriores.

No meu caso, como estou indo estudar, é necessário uma cópia da inscrição da faculdade. Também é necessário validar este documento no Ministério das Relações Exteriores.

Com os documentos em ordem, agora vem a pior parte. Pagar as taxas do consulado e de migrações.
Para o processo feito aqui no Brasil, você vai pagar mais ou menos R$ 400,00.
Para o mesmo processo feito, na Argentina ( sim, você pode fazer tudo por lá ) sai em torno de 200,00 pesos.

Vai da pessoa querer ir legalizado com a residência pronta já, ou fazer tudo lá.

Quando chegar na Argentina, ainda é preciso traduzir sua Certidão de Nascimento para poder tirar sua DNI. A tradução é feita por um Tradutor Público.
Depois que eu traduzir a minha, passo aqui o endereço, nome ou telefone de quem traduziu.

Por hora é só.

Abraço a todos!!

Enjoy!

17 de ago. de 2009

Hã? Quanto?


Eu vejo que meu "espanhol" ainda não está bom muita vezes que entro dentro de um ônibus para ir ao trabalho ou a qualquer outro lugar.
Quase sempre que digo para o motorista:
- Uno veinticinco  ($ 1,25 - uno beinte cinco)
ele me pergunta:
- Quanto?

E lá vou eu tentar fazer com que ele me entenda.

- Veinte cinco, beinte, beinti, cinco.. si... cinco. Béinnnttiiii cinco...

E depois da tentativa de comunicação com o motorista, sento no banco do ônibus e mentalmente tento de dar aulas de espanhol.

- Beinte, beinte cinco, cinco... Beínte cinco... Béinte.. Veinte.

No começo essas aulas mentais eram casualmente ouvidas pelas pessoas que estavam por perto. Certa vez, uma senhora que estava ao lado, depois de rir de mim, me ajudou com a fala. Obvio que fiquei envergonhado, mas o que vale é aprender.

Eu acho que minha maior dificuldade é quando eu penso que errei. Ás vezes, quando estou conversando com uma pessoa, e eu "acho" que errei alguma palabra, rapidamente tento falar a mesma palavra ou frase, várias vezes, com várias possibilidades possíveis.
Hoje mesmo quando estava indo para casa de táxi, conversando com o motorista, eu falava da diferença entre São Paulo e Buenos Aires.
Quando tentei dizer que São Paulo é muito maior que Buenos Aires, me enrolei todo com o "muy" e o "mucho".
Pra não sair perdendo, disse a mesma frase duas vezes, apenas trocando a palavra "muito".
O motorista muito atencioso, apenas riu pelo retrovisor. Eu muito sem graça, providenciei logo de mudar de assunto.

Mas o que contou muito para o pouco que eu sei falar, foi apenas falar espanhol. Sim, isso mesmo. Filmes, musicas, televisão, conversas dentro de casa, sempre falando ou tentando em espanhol. Ponto para meu amigo Emiliano (argentino de natureza, brasileiro de coração) que desde que cheguei aqui, logo me disse:
- Esquece o portugues ok? A partir de agora, só conversamos em castellano!

Desde então, português muito de vez em quando. Até mesmo, algumas vezes, esqueco uma palavra e outra em português. hahaha

- Cuanto?
- Uno Veintiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicincooooooooo!!!

Abraços


Enjoy³



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude a divulgar o blog

create your own banner at mybannermaker.com!
Copie o códido abaixo no seu site para exibir esse banner!